Postado em 22 de Fevereiro de 2021 às 15h41

Geração de emprego e crescimento econômico em 100 cidades de SC

Sebrae e Impact Hub Floripa, realizadores do programa, apresentam os principais resultados da edição 2020

 
O Salto Aceleradora de MEIs é o primeiro e maior programa de aceleração para microempreendedores do Brasil. Realizado pelo Sebrae em parceria com o Impact Hub Floripa, a iniciativa divulga para a comunidade os resultados da edição 2020 através de um Relatório de Impacto, celebrando o encerramento de um ciclo e anunciando as novidades para 2021.
A pandemia e o isolamento social pegaram todos desprevenidos. A taxa de empregos formais caiu e o trabalho informal aumentou, tornando cada vez mais importantes as iniciativas focadas no desenvolvimento do microempreendedor, para estruturação e formalização do seu negócio. Junto a esse cenário, um outro dado ganhou destaque: hoje já existem mais de 10 milhões de Microempreendedores Individuais. São brasileiros que viram a oportunidade de dar uma vida melhor às suas famílias e colocaram em prática suas ideias e habilidades.
Com o objetivo de ajudar esses MEIs a crescerem, o Salto propõe uma metodologia inovadora e totalmente adaptada para o pequeno negócio. São dez semanas de formação gratuita nas quais os participantes vivenciam uma jornada que combina oficinas, conteúdos, mentorias e muita interação no desenvolvimento de uma rede de networking sólida.
Assim como muitos negócios, a iniciativa também precisou se adaptar devido à pandemia: o time, o conteúdo e a metodologia foram reestruturados para o ambiente digital - tudo isso com o objetivo de contemplar o público-alvo que se encontrava ainda mais vulnerável nesse momento. Essa adaptação rompeu fronteiras e permitiu a expansão do programa nacionalmente com o apoio do Sebrae, chegando a mais de 100 cidades de Santa Catarina e do Amazonas - de forma 100% on-line.
Foram ao todo 4.281 inscrições e o programa conseguiu impactar 1.689 famílias. Mas os bons resultados não param por aí. Confira só:
?     56% dos microempreendedores tiveram aumento de faturamento.
?     Somando todos os aumentos de faturamento, o montante chega a R$ 710.159,00.
?     248 empregos foram gerados, em uma das maiores crises da história.
?     Juntos, esses MEIs conquistaram 9.613 novos clientes.
?     A média de faturamento mensal do início ao final do programa significa um aumento de R$ 1.120,20 por MEI.
            Esses e mais dados estão disponíveis em um Relatório de Impacto que pode ser conferido em bit.ly/saltoimpacto2020.
Para 2021 a expectativa é trazer o que de melhor foi feito nessa última edição, com a possibilidade de realização do Salto em qualquer localidade nos formatos on-line ou híbrido.
“Fechamos com chave de ouro a edição de 2020. Hoje o MEI ainda é a categoria de empresários que menos recebe apoio. Com esse programa conseguimos repassar conteúdos relevantes para o desenvolvimento dos seus negócios e de seu comportamento como empreendedor”, afirma o gerente de desenvolvimento regional do Sebrae/SC, Paulo Rocha.
SOBRE O PROGRAMA
A Metodologia do Salto combina elementos de ponta do mundo das incubadoras e aceleradoras de negócios, com foco no uso das novas mídias e no desenvolvimento profissional e pessoal. Toda técnica é adaptada ao microempreendedor individual, buscando acelerar o seu crescimento de forma sustentável. São três etapas de aceleração – ou “saltos”, na concepção que dá nome ao programa –, com os seguintes temas: 1) Foco no autodesenvolvimento do MEI como empreendedor; 2) Foco no negócio (validação do mercado, modelagem de negócio); e 3) Foco no crescimento (desenvolvimento de planejamento estratégico e metas). Todas as etapas serão realizadas de forma on-line, prezando pela segurança dos participantes.
 
Texto: Impact Hub Floripa
            

Veja também

CDL Chapecó está com as inscrições abertas para o curso “Descomplicando a legislação trabalhista”05/09/22   A Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) promove no dia 15 de setembro, às 19 horas, na sede da entidade, o curso “Descomplicando a legislação trabalhista”. A iniciativa integra a programação de cursos oferecida todos os meses aos profissionais do comércio varejista para auxiliar no aperfeiçoamento de suas atividades nas......
Dia das Crianças deve aquecer as vendas no comércio chapecoense 11/10/22 O Dia das Crianças, celebrado nesta quarta-feira (12), promete gerar bons resultados de vendas no comércio chapecoense. A previsão é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) que está otimista com as......

Voltar para (Blog)