Estratégias de vendas foi tema de palestra para áreas comerciais das cooperativas
Administração de tempo, conceito de venda e construção de um processo eficaz foram alguns dos tópicos abordados em palestra on-line promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Santa Catarina (SESCOOP/SC), na última semana. "Estratégia de vendas - super resultados são construídos", foi o título da apresentação conduzida pelo professor, especialista em investimentos e consultor de cooperativas de crédito nas áreas comerciais, Marcus Vinicius Silva.
Para o professor, estratégias de vendas vêm acompanhadas de três ferramentas de inovação que são: mapa de empatia, criação de persona e jornada do cooperado. A partir disso, fez um questionamento reflexivo sobre qual o objetivo de vender. Segundo ele, o processo vai além do vender mais, deve ser proporcional ao crescimento sustentável, em que toda a visão de mercado das cooperativas, que não visam lucro, seja sobre trabalhar para melhor atender o cooperado.
"Conhecendo bem o cooperado, satisfazemos seus projetos e demandas através de serviços da cooperativa, criando uma rotina consistente de atender o maior número possível de cooperados e, com isso, realizar muitos negócios", ressalta. Para ele, o colaborador tem que mudar a mentalidade, contar a história do cooperativismo e disseminar seus modernos princípios. "Se relacionar bem com o cooperado é crescer. Você tem que entender para atender. Conhecer para quem está vendendo, se colocar no lugar do cooperado", enfatiza.
O professor defendeu que a melhor maneira de conhecer o cooperado é através das ferramentas de mapeamento, de criação de persona e da jornada do cooperado. O mapeamento consiste no levantamento de dados para identificar como estão divididos os cooperados; com quem se está lidando; qual faixa etária; principal motivação e o que faz a diferença para eles. Já a persona é a ferramenta mais utilizada, que ele define como sendo um personagem fictício, que representa o cooperado ideal de uma cooperativa e é baseado em dados e características reais como, comportamento, dados demográficos, problemas, desafio e objetivos. Por último, a jornada do cooperado, é a experiência completa do cooperado com a cooperativa, desde o primeiro contato com a marca até o pós-venda.
Texto: Assessoria de Comunicação Interna Sistema OCESC
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