Postado em 25 de Outubro de 2021 às 11h40

Educação de Lajeado Grande incentiva o empreendedorismo nos alunos

Pensar no futuro das crianças é facilitar o acesso às práticas educacionais e aos conhecimentos diversificados ainda no presente. Com esse posicionamento a Secretaria Municipal de Educação de Lajeado Grande, no oeste catarinense, inseriu neste ano a temática de empreendedorismo nas salas de aula. O Programa Educação Empreendedora é uma das verticais estratégicas oferecidas pelo Programa Cidade Empreendedora, que é executado em parceria com o Sebrae/SC.
Neste ano o foco é a Trilha de Comportamentos Empreendedores com os alunos dos 1º anos do ensino fundamental. Ao todo são dez vídeos, com aproximadamente três minutos de duração cada, que abordam os dez comportamentos empreendedores. O conteúdo é abordado com animação e personagens que têm atitudes empreendedoras no dia a dia, na família, na escola e na comunidade. 
Para 2022 as atividades da educação empreendedora serão ampliadas em Lajeado Grande. Todas as turmas do 1º até o 5º ano do ensino fundamental farão a Trilha de Comportamentos Empreendedores, a Oficina Laboratório de Ideias e o Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). No total serão beneficiados aproximadamente 170 alunos da Escola Municipal Professora Irmã Blandina Cisz.
Segundo a secretária Municipal de Educação e Cultura, Valeska Toffolo Minski, a educação empreendedora atua no desenvolvimento de habilidades, na resiliência, na criação de soluções, mas principalmente na busca pela autonomia.
Conheça um pouco mais das soluções
A Oficina Laboratório de Ideias terá duração de quatro horas e tem como objetivo apresentar a importância das novas ideias no contexto da inovação e na busca de soluções para novos ou velhos problemas. 
O JEPP proporciona o debate, o estudo e a prática do empreendedorismo nas salas de aula como alternativa para estimular o comportamento empreendedor nas crianças. O programa fomenta a cultura empreendedora e apresenta práticas de aprendizagem que consideram a autonomia do aluno para aprender, desenvolver tributos e incentivar atitudes necessários para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social).
O Programa Educação Empreendedora do Sebrae/SC tem como objetivo ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora nas instituições de ensino, com o propósito de desenvolver competências empreendedoras e possibilitar a inserção sustentada no mundo do trabalho.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite.  

Veja também

Voltar para (Blog)