Postado em 22 de Agosto de 2022 às 17h24

FIESC celebra data com serviços gratuitos para a comunidade em Chapecó

Programação integrou atividades do Dia da Família na Praça, no fim de semana

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
Aferição de pressão, teste de glicemia, orientações sobre qualidade de vida e saúde, disponibilização de jogos educativos e divulgação dos cursos da Escola S – rede integrada pelo SESI e SENAI – foram algumas das ações da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), no fim de semana, no evento Dia da Família na Praça, em Chapecó. As atividades integraram as comemorações do Dia do Voluntariado, celebrado em 28 de agosto. As ações foram conduzidas por colaboradores voluntários da FIESC.
Diversas atividades lúdicas e educativas, além de oficinas e serviços de saúde, estão na programação gratuita dos eventos que a FIESC realiza em todo o estado no mês de agosto para celebrar o Dia do Voluntariado. A entidade conduz o programa Eu Voluntário, que incentiva os catarinenses a participar de ações visando o bem-estar social.
            O gerente executivo do SESI, SENAI e IEL na regional Oeste, Jardel Carminatti, realçou que participar da programação do Dia da Família na Praça é mais uma maneira de cumprir a responsabilidade social da FIESC. “Além dos programas desenvolvidos pela Federação, essa ação é uma forma de contribuir com a comunidade, ofertando serviços de saúde gratuitos e apresentando capacitações também gratuitas, a exemplo dos cursos disponibilizados na plataforma do Movimento Santa Catarina pela Educação”, relatou.
            Para o voluntário Maico Junior Magri, orientador pedagógico de qualidade educacional no SENAI, a ação foi importante para levar serviços à comunidade. “Pudemos oferecer possibilidades em saúde e educação, tanto para a comunidade conhecer mais os serviços da FIESC, quanto para incentivar as pessoas a cuidar mais da saúde e estudar”. O voluntário Jackson Coelho, que atua como auxiliar administrativo no setor de Recursos Humanos do SESI/SENAI, reforçou a relevância dos serviços. “Ações como essa são importantes para estarmos próximos à comunidade, conhecer o que as pessoas necessitam e contribuir”.
            A secretária de Assistência Social de Chapecó, Elisiani Sanches, frisou que o evento consistiu na união de esforços entre as escolas, as entidades, as Secretarias e demais parceiros para garantir às famílias acesso a alguns serviços, além da recreação, do esporte e do lazer. “É importante que as famílias tenham cada vez mais a assistência que precisam e merecem através das oportunidades. Foi isso que almejamos com o evento de sábado. Foi um momento muito especial, garantido pelas parcerias do poder público municipal com a iniciativa privada”, frisou.
            A programação do Dia da Família na Praça contou ainda com apresentação artística da ONG Verde Vida, aula de dança, distribuição de erva-mate, orientação para a realização de documentos, sobre o Auxílio Brasil, agendamento de cadastro único e para a realização do RG, além de orientações sobre o requerimento de certidão de nascimento com gratuidade. A tarde do sábado teve ainda orientações, consulta, banho e tosa para pets, divulgação de vagas e oportunidade do Balcão de Empregos, Vacimóvel, distribuição de pipoca e algodão doce e brinquedos para as crianças.
            O evento ocorreu na Praça da Família, no bairro São Pedro, e foi organizado pelas escolas municipais Anita Garibaldi, Leonel de Moura Brizola e Victor Meirelles. Além da FIESC, foram parceiros a Prefeitura de Chapecó, Secretaria de Assistência Social, Fundação de Esportes de Chapecó, Balcão de Empregos, NAPA, Erva Mate Rei Verde, Verde Vida e Propaz.
Eu Voluntário
O programa da FIESC tem como propósito contribuir para o desenvolvimento social e econômico de Santa Catarina, conectando pessoas dispostas a ajudar nas necessidades das comunidades onde o SESI e SENAI estão inseridos, por meio de uma rede de parceiros e voluntários. As atividades promovidas por cidadãos que aderiram ao programa já beneficiaram 12,7 mil catarinenses.

Veja também

Voltar para (Blog)