Postado em 15 de Abril de 2021 às 16h53

Cidade Empreendedora: conheça as estratégias definidas por São Carlos

 
Liderança, comunicação, sustentabilidade, turismo, criatividade e gestão de recursos humanos são as estratégias verticais escolhidas pelo município de São Carlos, no oeste catarinense, para serem realizadas no ciclo 2021/2022 do Programa Cidade Empreendedora. A iniciativa é executada pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.
O programa é composto por um conjunto de soluções classificadas em base (liderança, desburocratização, Sala do Empreendedor, compras públicas e educação empreendedora) e verticais estratégicas, que foram selecionadas pelo município. “Esses serviços foram escolhidos pensando no desenvolvimento econômico local, projetando nossa São Carlos em um município cada vez mais empreendedor e próspero”, explica o prefeito Rudi Miguel Sander.
Estratégias verticais
Oficina de textos e linguagem para redes sociais é o destaque da solução Cidade Comunicativa. A capacitação abordará como redigir textos para ter o melhor entendimento e engajamento, com o objetivo de alinhar a comunicação entre município e munícipes, com uma linguagem clara e dinâmica.
No Cidade Sustentável será trabalhado o planejamento ambiental e políticas públicas para o meio ambiente e desenvolvimento sustentável. A solução prevê apoio na revisão ou atualização de legislação ambiental e na elaboração de políticas públicas com foco em incentivos fiscais para a preservação. Na solução Cidade Líder está previsto o desenvolvimento de lideranças locais.
Na estratégia vertical Cidade Turística as ênfases serão: Plano de Marketing Turístico que envolve avaliação da estrutura organizacional do turismo local, desafios e oportunidades, tendências, mercado, foco de atuação, estratégias e plano de ações; e desenvolvimento e promoção do turismo com: sensibilização dos atores, formação e orientação do grupo de trabalho, qualificação da oferta e promoção do destino. Uma das novidades será o projeto para o Ecoparque.
Cidade Criativa desenvolverá oficinas de artesanato para o desenvolvimento de produtos culturais e souvenirs. As ações são voltadas à geração de oportunidades de trabalho e renda, com aproveitamento das vocações regionais, da preservação das culturas locais, da formação do empreendedorismo para o mercado competitivo e na promoção da profissionalização e comercialização de produtos que fomentem o turismo.
Para a gestão de recursos humanos está prevista a revisão e reestruturação do Plano Municipal de Cargos e Salários. A medida é essencial para promover equilíbrio interno, alinhar expectativas, bem como ampliar a retenção de pessoal e fortalecer o serviço prestado nos diversos setores. Outra iniciativa será o workshop para desenvolvimento de equipe, que oportuniza um momento de aproximação entre os participantes e fortalece a identidade de time. As atividades propostas têm foco em ampliar e facilitar o relacionamento interpessoal e a comunicação entre os servidores.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite.  

Veja também

NOTA OFICIAL SINDICARNE12/06/20 O Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados no Estado de Santa Catarina - SINDICARNE representando o setor agroindustrial de produção de suínos, neste momento diferenciado, vem apresentando resultados positivos na exportação de proteína animal, com patamares históricos para Santa Catarina.   Estes resultados são sempre fruto da......
FIESC promove Diálogo Industrial em Pinhalzinho09/10/19 Evento será no próximo dia 15 e debaterá a prevenção de passivos trabalhistas por insalubridade e periculosidade...
Faesc realiza assembleia geral online nesta sexta25/06/20 Videoconferência reúne diretoria da Federação e lideranças sindicais para prestação de contas do exercício 2019 ...

Voltar para (Blog)