Postado em 24 de Abril às 15h20

Abelardo Luz consolida ações do Projeto Cidade Empreendedora

Soluções em andamento têm foco para apoiar e fomentar o desenvolvimento econômico local

O Cidade Empreendedora, realizado em Abelardo Luz pela Prefeitura em parceria com o Sebrae/SC, está focando esforços no planejamento e promoção de ações para desenvolver a economia com aproveitamento das oportunidades locais. A iniciativa conta com um conjunto de 35 soluções criadas para melhorar o ambiente de negócios e implantar um plano com a participação dos agentes econômicos – empresários, produtores rurais, microempresas, associações e entidades empresariais.
Entre as ações realizadas até o momento esteve o lançamento oficial no dia 11 de abril em evento quecontou com a presença de lideranças políticas e institucionais, empresários e comunidade.Também ocorreu a capacitação dos professores para prepará-los para a implantação do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) nas escolas.A iniciativa tem por objetivo disseminar a cultura do empreendedorismo em sala de aula com práticas de aprendizagem que consideram a autonomia e favorecem o desenvolvimento de atitudes necessárias para que os estudantes gerenciem a própria vida.
Outras atividades realizadas por meio do Cidade Empreendedora estiveram a reunião Kickoff que detalhou o trabalho do programa ao público interno da prefeitura e as atividades do eixo Compras Governamentais que tiveram início na última semana. A solução contempla consultorias, capacitação de aprimoramento dos compradores, encontro estadual de compras e evento em parceria com empresários.
O secretário de administração de Abelardo Luz, Nelson Francisco Martini, salienta  que o Cidade Empreendedora surgiu para complementar as ações de promoção do desenvolvimento do município. “Esse convênio realizado com o Sebrae visa principalmente o desenvolvimento e organização das cadeias produtivas de Abelardo Luz. Observamos no trabalho do Sebrae uma oportunidade para termos apoio no desenvolvimento de ações e projetos que nos auxiliem a crescermos ordenadamente de uma forma sustentável e sólida. Estamos satisfeitos com os trabalhos realizados até o momento e as expectativas para o andamento das ações são as melhores”.
Programa Cidade Empreendedora

Elaborado e desenvolvido pelo Sebrae/SC, o Programa Cidade Empreendedora permite que os municípios instituam estratégias e avancem em ações práticas para apoiar e fomentar o desenvolvimento econômico local. Para a realização das ações, o Sebrae disponibiliza profissionais e técnicos que atuam na implantação de soluções de impacto nos eixos de desburocratização, lideranças, sala do empreendedor, compras públicas, educação empreendedora, estudos e pesquisas, planejamento estratégico da gestão municipal, gestão de projetos e plano de desenvolvimento econômico. Um diferencial é que a responsabilidade pelo desenvolvimento local é distribuída entre diferentes atores com atuação dentro da estrutura pública e da sociedade civil organizada, que em conjunto com os gestores municipais, pensam e estruturam o desenvolvimento econômico desejado. O Cidade Empreendedora surgiu em 2017 e, na primeira etapa encerrada em dezembro do ano passado, atendeu 38 municípios de Santa Catarina. 

Veja também

Revogação de benefícios fiscais impacta o cooperativismo16/07 Por LUIZ VICENTE SUZIN - Presidente da OCESC (Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina) e do SESCOOP/SC (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo)...

Voltar para (Blog)