Postado em 02 de Setembro de 2022 às 16h19

Conselho de Núcleos da ACIC começa a pensar no planejamento para 2023

Em reunião, nesta semana, foram explanadas as atividades deste ano, as próximas ações e o que se espera para o ano que vem





  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
 
Eventos, visitas técnicas, campanhas sociais, confraternizações, palestras, workshops e capacitações nas mais diferentes áreas, como gestão financeira, marketing digital, eSocial, fluxo de caixa, vendas, ESG, LGPD, gestão de pessoas e comunicação. Essas foram algumas das atividades desenvolvidas neste ano pelos Núcleos Empresariais da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e apresentadas, nesta semana, durante reunião do Conselho de Núcleos – formado pelos integrantes das coordenações (coordenador, vice-coordenador e tesoureiro) dos 13 núcleos empresariais da entidade. Atualmente, são 335 empresas e 406 nucleados.
O presidente da ACIC, Lenoir Broch, participou da reunião e relatou algumas das ações da entidade. Entre elas, iniciativas para busca de melhorias no Aeroporto Serafim Enoss Bertaso, no abastecimento de água e saneamento básico, nas comunicações, na educação, na segurança pública, na saúde, no meio ambiente, entre outros. Nas questões de infraestrutura, destacou a construção de ferrovias e investimentos nas rodovias federais e estaduais da região. Também ressaltou os eventos de conhecimento, o projeto MEI UP realizado em parceria com o Sebrae, e ações sociais, citando como exemplo o Portal Social.
A consultora local dos Núcleos, Francieli Pastre, explanou sobre o alinhamento estratégico dos grupos empresariais para 2023, que deve iniciar neste semestre. Ela apresentou a metodologia para a realização do planejamento, com definição de objetivos e resultados esperados, além das ações a serem executadas no próximo ano. Também salientou a importância de ter indicadores de desempenho, trabalho que será iniciado junto aos grupos.
A consultora regional da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Lenir Peres Pavan, apresentou alguns resultados do Programa de Aceleração de Núcleos (PAN), realizado pela Facisc, em parceria com o Sebrae/SC. Dois Núcleos da ACIC tiveram projetos aprovados: o Núcleo de Automecânicas, com um curso sobre osciloscópio e outro sobre precificação estratégica e gestão de pessoas, e o Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação (NTIC), com uma capacitação sobre vendas e liderança.
Lenir também explicou sobre o edital Empreender Competitivo 2022. Trata-se de um convênio entre a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), o Sebrae Nacional e a Facisc. O objetivo é selecionar propostas para a implementação de ações e atividades demandadas por grupos ou núcleos de micro e pequenas empresas vinculadas às entidades que compõem o Sistema CACB, contribuindo para a melhoria do seu desempenho empresarial. Pretende-se alcançar os seguintes resultados: aumentar a produtividade das empresas atendidas pelo projeto; melhorar a qualidade de produtos e serviços oferecidos pelas empresas; e ampliar a quantidade de empresas nucleadas e associadas. O edital trata com prioridade propostas que gerem impacto ou contenham ações vinculadas aos temas de desenvolvimento sustentável, eficiência energética, governança corporativa, sustentabilidade e responsabilidade social e economia circular.
A diretora de Desenvolvimento de Núcleos da ACIC, Cleunice Zanella, destacou que será retomado o evento Conecta Núcleos, com realização prevista para a segunda quinzena de novembro. A atividade é um momento para integração entre todos os nucleados, visando compartilhamento de práticas e vivências. Também realçou que neste semestre existem diversas outras iniciativas que serão promovidas pelos núcleos.
SOBRE OS NÚCLEOS
Os Núcleos Empresarias atuam pelo interesse comum: fortalecem o setor de atuação das empresas e o associativismo, além de promover desenvolvimento e networking. Os núcleos buscam soluções, facilidades, promoção do setor, crescimento das empresas e troca de conhecimentos. “Nosso foco principal é o associativismo. É o conjunto de ações que promove o crescimento. A sinergia faz o movimento ocorrer. Por isso, é importante que os nucleados participem, tragam ideias e interajam”, realçou Cleunice.
A ACIC possui 13 núcleos empresariais: Academias, Assessorias e Consultorias, Automecânicas, Centros de Formação de Condutores, Comércio Exterior e Logística Internacional, Cooperativas, Escolas Particulares, Gestão pela Excelência, Gestores de Pessoas, Jovens Empresários, Multissetorial, Sustentabilidade e Tecnologia da Informação e Comunicação.
 

Veja também

Alcance os resultados almejados com o Empretec10/02/23 Seminário será realizado de 20 a 25 de março, em São Miguel do Oeste, no extremo-oeste catarinense...
NAPS agora é Unimed Personal09/12/21 Mudança no nome é estratégia da Unimed Chapecó para destacar atendimento diferenciado deste plano de saúde...
Maravilha oferece oportunidades para fomentar a economia29/07/22 A Administração Municipal de Maravilha disponibiliza várias oportunidades paralelas para fomentar o desenvolvimento econômico, auxiliar no crescimento dos pequenos negócios locais e incentivar o empreendedorismo. Exemplos......

Voltar para (Blog)