Postado em 29 de Setembro de 2020 às 17h29

Você já plantou uma árvore hoje?

Credioeste distribuiu 600 mudas nativas e frutíferas nos municípios de Chapecó e Pinhalzinho para conscientizar sobre a preservação do meio ambiente

O desenvolvimento da cidade e a exploração dos recursos naturais exigem maior cuidado da população com o meio ambiente. Com o crescimento dos centros urbanos, aumentou a contaminação por resíduos tóxicos. A carência de áreas verdes também altera a temperatura e pode causar irritação nos olhos e problemas respiratórios. Para reduzir os impactos ambientais e conscientizar sobre a preservação do meio ambiente, a Credioeste distribuiu, no último fim de semana, 600 mudas de árvores nativas e frutíferas nos municípios de Chapecó e Pinhalzinho.
O presidente da Credioeste, Ivonei Barbiero, explicou que a iniciativa foi realizada em comemoração aos 20 anos da instituição e em alusão à semana da árvore, com o intuito de incentivar a educação ambiental.
“A arborização é indispensável para a nossa qualidade de vida. Além de reduzir a temperatura em até cinco graus e melhorar a umidade do ar, viver em áreas verdes contribui para a saúde emocional, pois ameniza o estresse, melhora a disposição e aumenta a concentração. A ação foi muito positiva, as pessoas entenderam o nosso propósito, pois se cada um plantar uma árvore garantimos um futuro melhor e saudável para todos”, destacou o presidente.
A gerente executiva Márcia Biffi afirmou que a ação buscou incentivar o contato com a natureza, melhorar a qualidade de vida da população e promover sustentabilidade. “A Credioeste preza pelo desenvolvimento social e pelo bem-estar da população. A arborização é um fator determinante para salubridade ambiental. Preservar o meio ambiente ajuda a amenizar o aquecimento global, previne a desertificação e mantém o ar atmosférico puro. Os frutos das espécies também são importantes para economia e garantem a renda de muitos produtores rurais”.
O morador de Chapecó Claudir Soares parabenizou a ação. “Apoiamos campanhas de conscientização. Eu e minha esposa buscamos sempre contato com o meio ambiente. Temos uma chácara próximo do município de Irani, onde pretendemos plantar as árvores para daqui alguns anos termos sombra e mais frutas para colher. São inúmeras vantagens, somos privilegiados”, ressaltou.
Severino Roberto, também morador de Chapecó, salientou que viver em ambientes verdes contribui para o bem-estar de toda sua família. “É muito bom! Incentivamos a sustentabilidade e ficamos mais próximos da natureza. Morar em um terreno com bastante árvores aumentou nossa qualidade de vida, nos sentimos mais tranquilos. Também aproveitamos melhor nosso tempo livre, um bom momento para descansar e esquecer dos problemas”.
As amigas Margarete Machado, Silvia Cavalcante e Alecsandra Stralbe são do Paraná evisitaram Chapecó a trabalho. Curitiba é conhecida como a capital ecológica do Brasil, além de se destacar pelos avanços urbanos, também é a cidade mais sustentável do País. O reconhecimento é resultado dos bons hábitos da população. Buscar soluções sustentáveis e conscientizar crianças e adultos está no DNA dos curitibanos.
 “É muito bacana trocarmos experiências com pessoas de outros municípios. Já estamos acostumados com práticas sustentáveis em Curitiba. Visitar lugares diferentes e perceber que existem outras comunidades que sabem da nossa responsabilidade com o meio ambiente nos traz uma energia muito boa. Sempre que tiver oportunidade, plante uma árvore!”, destacou Alecsandra.
 

Veja também

Aeroporto de Chapecó amplia operações23/03/23 O Aeroporto Serafim Enoss Bertaso contará com oito operações diárias (Foto: divulgação)....
Revisão do Código Ambiental de SC26/07/21 José Zeferino Pedrozo, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)  ...

Voltar para (Blog)