Vargem Bonita: Senar/SC reúne produtores em evento do Programa Saúde do Homem Rural no Meio-Oeste
Os médicos urologistas Dr. Domingos Savio Bertoldi e Dr. Francisco Alves Loraschi palestraram no evento (Foto: divulgação/Sistema Faesc/Senar).
A falta de atenção com a saúde, aliada a fatores genéticos e hábitos nada saudáveis podem favorecer o aparecimento de uma série de doenças que afetam os homens. Para oportunizar maior conhecimento e acesso à serviços de saúde aos produtores e trabalhadores rurais, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc), promoveu na última semana o evento do Programa Saúde do Homem Rural em Vargem Bonita. A iniciativa contou com apoio do Sindicato Rural de Catanduvas, Prefeitura de Vargem Bonita e Sociedade Brasileira de Urologia (SBU Santa Catarina).
Cerca de 200 participantes acompanharam as palestras dos médicos urologistas Dr. Domingos Savio Bertoldi e Dr. Francisco Alves Loraschi, realizaram exames como PSA e Colinesterase, receberam consultas médicas e participaram de momentos de ginástica laboral. A adesão dos produtores do município foi destacada pelo o supervisor regional do Senar/SC, Jeam Palavro, que agradeceu a grande participação e colaboração. “O Programa realiza ações muito importantes para o publico rural e é gratificante ver tantos homens reunidos em prol do autocuidado, do incentivo e da prevenção”, afirmou.
O presidente do Sindicato Rural de Catanduvas, Diomar Begnini, a prefeita Rosamarcia Hetkowski Roman, o vice-prefeito Rogério Barp e a secretária de saúde Jaqueline Spader, também acompanharam o evento e ressaltaram a necessidade de fomentar ações como as promovidas pelo Senar/SC.
SAÚDE DO HOMEM RURAL
“Temos orgulho por sermos pioneiros no Programa Saúde do Homem Rural, que agora é realizado com sucesso em todo o País”, salientou o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, reforçando a alegria de saber que a iniciativa contribuí para promover o bem-estar da população do campo. Em Santa Catarina, somente em 2022, as ações atenderam 2.348 homens e, desde 2010, contabilizam 22.747 homens participantes.
A importância da promoção do Programa também foi destacada pelo superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, ao mencionar que as populações rurais têm acesso limitado aos serviços de saúde. “Promovemos esses eventos para proporcionar e melhorar o acesso do público do campo às consultas médicas, aos exames preventivos e à orientações fundamentais para a garantia da qualidade de vida”.
Mais de 200 pessoas participaram do evento (Foto: divulgação/Sistema Faesc/Senar).
O evento contou com a presença de produtores e trabalhadores rurais (Foto: divulgação/Sistema Faesc/Senar).
O encontro oportunizou a realização de exames, consultas médicas e momentos de ginástica laboral (Foto: divulgação/Sistema Faesc/Senar).
Veja também
Saborense: “Projeto Evolução”: associativismo para desenvolver marca regional02/Dez/201902/12/19há 6 anos Segunda-feira, 02 de Dezembro de 201902/12/2019Fortalecer o setor, qualificando todos os envolvidos, reforçando os elos da cadeia e focando no diferencial dos produtos. Esse é o objetivo do “Projeto Evolução” da Associação de Agroindústrias Alimentícias de Santa Catarina (ASAASC) proprietária da marca Saborense, que foi lançado na última semana no Clube Industrial, em......
Lançado Lar Legal Rural nos 10 municípios da Amplanorte14/Jul/202314/07/23há 2 anos Sexta-feira, 14 de Julho de 202314/07/2023O primeiro município da Amplanorte a lançar o programa nesta semana foi Canoinhas. (Foto Divulgação)...