Núcleo de MEI é apresentado como apoio para crescimento de empreendedores
Novo Núcleo de MEI é apresentado com palestra de empreendedor. (Foto: Débora Sberse/ MB Comunicação)
“O empresário precisa ser completo,” declarou Dieison Luiz Facim na apresentação do Núcleo de MEI. O empreendedor faz parte da Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Chapecó (ACIC) e foi convidado para inspirar o novo Núcleo de MEI com a sua trajetória empresarial. A iniciativa ocorreu no auditório do Pollen Parque, na última quinta-feira (19).
Facim conheceu o fracasso quando tentou a primeira empresa, que seria de cursos on-line. A persistência o levou a ter uma ideia assistindo televisão, o empreendedor visualizou uma caneca e decidiu iniciar um novo projeto: a personalização de produtos. Sem investimento, abriu uma página em uma rede social, estudou e logo chegaram os primeiros pedidos.
“Uma questão que sempre me perguntam é como eu fiz para chegar a um nível maior. Quando comecei, na época do MEI, muitas perguntas não tinham respostas claras, porque eu não sabia como fazer gestão do meu negócio. E uma empresa que não tem uma administração completa não vai para frente. Não adianta você fazer só gestão financeira ou de logística, ou ainda de atendimento. O empresário precisa ser completo, deve pensar em tudo. Pode delegar, mas tem que estar de olho”, frisou o empreendedor.
EVOLUÇÃO
Atualmente, a empresa conta com 14 linhas de produtos. Facim atribui o sucesso ao programa MEI UP, que ajudou a implementar mudanças importantes na gestão e na operação do negócio. A filiação à ACIC também foi um passo importante para sua evolução como empresário.
"Com o projeto do MEI UP, evoluímos. Implementamos sistemas de modernização da empresa: processos, qualidade, embalagem, contato com o cliente, pós-venda. Tudo isso gerou dúvidas, mas também melhoramos a cada etapa. Hoje eu sei que, enquanto estou aqui, minha empresa está funcionando, sem problemas, porque aprendi a fazer a gestão”, evidenciou Facim.
NÚCLEO DE MEI
A diretora dos núcleos empresariais, Cleunice Zanella, destacou o papel da entidade em apoiar o crescimento dos MEIs, oferecendo suporte e incentivando o desenvolvimento das empresas para que contribuam ainda mais com a economia local.
"Sabemos que é nas pequenas empresas que nascem as futuras grandes corporações e onde também se gera a maioria dos empregos. O que queremos é fomentar isso, oferecendo mais conhecimento e capacitação para que esses MEIs se estruturem melhor", salientou o presidente da ACIC, Helon Rebelatto. O analista de negócios do Sebrae/SC, Arildo Jacobus, acompanhou a apresentação do Núcleo de MEI e indicou para os participantes a nova turma do MEI UP, programa de aceleração dedicado exclusivamente a pequenas empresas no Brasil.
As nucleações já estão em andamento, e a primeira reunião oficial do núcleo está marcada para a segunda quinzena de outubro quando será definido o planejamento estratégico, abordando as principais ações e metas para o restante deste ano e para o próximo. Para mais informações, os interessados podem contatar a coordenadora de núcleos empresariais Kemoli Carine Ogliari ou procurar a ACIC no (49) 33212800.
Presidente da ACIC, Helon Rebelatto, reconhece a importância dos MEIs para Chapecó.(Foto: Débora Sberse/ MB Comunicação)
A diretora de núcleos empresarias da ACIC, Cleunice Zanella, apresentou os núcleos. (Foto: Débora Sberse/ MB Comunicação)
Facim atribui o sucesso ao programa MEI UP, que ajudou a implementar mudanças importantes na gestão e na operação do negócio. (Foto: Débora Sberse/ MB Comunicação)
A coordenação do novo núcleo já foi estabelecida. (Foto: Débora Sberse/ MB Comunicação)
Veja também
Aurora Coop cresce em ano de dificuldades e amplia presença no exterior13/Fev13/02há 8 meses Quinta-feira, 13 de Fevereiro de 202513/02/2025Cooperativa Central obteve receita operacional bruta de R$ 24,9 bi, criou 2.510 novos postos de trabalho (agora tem 46.846 colaboradores diretos) e injetou bilhões de reais na economia dos municípios onde atua....
Sul catarinense terá 45 cursos gratuitos para produtores e trabalhadores rurais23/Dez/202123/12/21há 3 anos Quinta-feira, 23 de Dezembro de 202123/12/2021No decorrer do mês de janeiro de 2022, os produtores e trabalhadores da região sul catarinense receberão 45 cursos gratuitos em vários municípios. As capacitações são promovidas pelo Serviço......
CDL divulga sugestões de horários aos lojistas associados para o atendimento neste fim de ano 17/Nov/202217/11/22há 2 anos Quinta-feira, 17 de Novembro de 202217/11/2022O comércio regional promete ser movimentado neste fim de ano. Com base no Decreto Municipal nº 3.390, de 30 de novembro de 1993, que estabelece horário livre para as empresas do setor em Chapecó, a Câmara de Dirigentes Lojistas......