Postado em 03 de Dezembro de 2021 às 10h44

UNOESC CHAPECÓ cria novos cursos nas áreas de saúde e engenharias

Universidade oferece novas oportunidades de formação profissional conectadas com as necessidades do mercado 

Considerando as necessidades do mercado e a urgência por profissionais nas áreas da Saúde e Engenharias, a Unoesc Chapecó implantará, em 2022, os Cursos de Graduação de Fisioterapia, Farmácia e Engenharia Elétrica.


Os novos cursos serão presenciais, com aulas três vezes por semana e dois dias com aulas mediadas por tecnologia, permitindo que o acadêmico estude no local e no horário que quiser.


“As novas ofertas ampliam a lista de cursos na área da Saúde e Engenharias, atendem as demandas emergentes do mercado de trabalho e reforçam o compromisso da Unoesc com o desenvolvimento regional e formação de qualidade”, destacou o diretor acadêmico, professor Celso Paulo Costa.


Os cursos contarão com os melhores recursos pedagógicos, entre eles, atividades práticas desde o primeiro semestre, infraestrutura completa de laboratórios e biblioteca com um rico acervo físico e on-line, professores do mercado e com qualificação acadêmica, projetos de pesquisa e extensão, viagens de estudo e locais conveniados para estágio curricular e estágios remunerados. Além disso, os acadêmicos terão a possibilidade de concorrer a bolsas de estudo com cobertura de até 100%.


FISIOTERAPIA
A pandemia global evidenciou a necessidade de equipes multidisciplinares para o atendimento dos pacientes da covid-19. Diante disso, o mercado de trabalho para os fisioterapeutas – que já vinha em alta – foi um dos que mais recrutou em 2020. Segundo o site de empregos Catho (2020) as vagas para fisioterapeuta respiratório cresceram 4.480% no período em relação a 2019, ocupando o topo do ranking das profissões com maior demanda durante a pandemia.


O curso de Fisioterapia da Unoesc integra uma estrutura curricular voltada para a instrumentalização do profissional visando a atuação prática, inovadora e reflexiva, garantindo a atualização necessária para formação de profissionais com condições de atuar nos diferentes contextos das áreas de traumatologia, reumatologia, ortopedia, desportiva, neurologia, cardiologia, respiratória, terapia intensiva, dermatofuncional, saúde do trabalhador, geriatria, pediatria, oncologia, uroginecologia e obstetrícia e saúde pública.


Desde as primeiras fases, os estudantes já se envolverão com atividades práticas, por meio da realização de práticas laboratoriais, de estágios e de projetos de extensão universitária.

FARMÁCIA
A cidade de Chapecó atende, semanalmente, 94 municípios que enviam cerca de 6.018 pessoas em busca de serviços médicos e hospitalares. Esse deslocamento da população regional para Chapecó realça a necessidade da formação e contratação de profissionais especializados.


Outro indicador relevante – apresentado pelo Sebrae (2020) no relatório Chapecó em Números do programa Cidade Empreendedora – destaca o potencial de crescimento do município na área das ciências da vida e saúde. Segundo o Ministério da Saúde, até fevereiro de 2020 Chapecó possuía 785 estabelecimentos de saúde, 385 leitos de internação, dos quais, 247 eram do SUS. A relação de números de leitos de internação por mil habitantes de Chapecó (1,7) está aquém da média catarinense (2,1) e nacional (2,0). Essa constatação aponta para a crescente necessidade de profissionais especializados.


O advento da pandemia do novo coronavírus exigiu intensos investimentos em face do crescimento de demandas por serviços de saúde e necessidade de mais profissionais para Chapecó, a região e o País. Tais necessidades provocaram o anúncio recente de um novo Hospital Unimed, com 14 mil m², no município de Chapecó.


Nesse contexto, implantar o curso de Farmácia em Chapecó é uma oportunidade frente às inúmeras possibilidades de estabelecimentos para a realização dos estágios curriculares, a partir das parcerias da Unoesc com a comunidade, bem como para a futura inserção do egresso no mercado de trabalho. O mercado regional de saúde vem se ampliando ano a ano na região e as perspectivas atuais sinalizam para a necessidade de ampliação de inserção de profissionais na área, elevando o número de campos de estágios e de materialização de projetos extensionistas.


O mercado de trabalho para os farmacêuticos foi um dos que mais recrutou em 2020. Segundo o site de empregos Catho (2020), está entre os 10 cargos com maior demanda no Brasil, ocupando o topo do ranking das profissões com maior demanda durante a pandemia.


O curso de Farmácia na Unoesc objetiva integrar uma estrutura curricular voltada para a instrumentalização do profissional visando a atuação prática, inovadora e reflexiva, garantindo a atualização necessária para formação de profissionais farmacêuticos.


ENGENHARIA ELÉTRICA
A área elétrica apresenta-se como uma das mais emergentes e promissoras do País. Diante disso, a oferta do curso de Engenharia Elétrica na Unoesc Chapecó atenderá a necessidade já instalada e cada vez maior desse profissional.


Os profissionais podem atuar em diversas atividades: sistemas de energia elétrica (conversão, geração, transmissão e distribuição de energia, máquinas e instalações elétricas); eletrônica (instrumentação eletrônica, sistemas digitais, processamento de sinais, eletrônica de potência); controle e automação (automação e instrumentação industrial, análise, modelagem e simulação de sistemas, controle de sistemas dinâmicos, controle analógico e digital); telecomunicações (sistemas de telecomunicação, redes de comunicação de dados, antenas e propagação).


Com o desenvolvimento tecnológico acentuado e a necessidade de manter, atualizar ou inovar nas áreas de geração de energia e/ou manutenção de sistemas elétricos, esse profissional deve estar conectado com a Internet of Things (IoT) e Artificial Intelligence (AI), integrando elementos da indústria 4.0.


Além disso, o engenheiro eletricista poderá desempenhar funções em instituições privadas ou em órgãos governamentais, como agências reguladoras, secretarias, ministérios, autarquias em geral, no desenvolvimento de equipamentos e projetos, na supervisão de obras, com consultorias ou ser um empreendedor. Pode atuar ainda, em concessionárias de energia elétrica, empresas de tecnologia, empresas de telecomunicações, setores da indústria, gerenciamento e controle de qualidade, gerenciamento de equipes de trabalho e realizar vistorias, avaliações, laudos, perícias, pesquisas técnicas e científicas. Também será capaz de optar pela carreira acadêmica ou científica, desenvolvendo ensino, pesquisa e extensão em empresas privadas, centros tecnológicos e instituições de ensino superior.


MAIS INFORMAÇÕES:
https://www.unoesc.edu.br/cursos/graduacao
 

Veja também

Voltar para (Blog)