Unimed Chapecó é pioneira no país em monitoramento em tempo real do fluxo de oxigênio
Solução, que é integrada ao prontuário do paciente, já está em funcionamento nas UTIs do complexo hospitalar
ATAS 02: dispositivo que monitora as informações do fluxo de oxigênio e integra ao prontuário do paciente (Foto: Divulgação).
A prescrição de oxigênio para um paciente faz parte da rotina de um hospital. Mas assim como qualquer medicamento, ele deve ser aplicado corretamente, conforme o necessário. O gás, quando aplicado de forma errada, pode gerar efeitos adversos ao paciente, além de dificultar a rotina médica. Para garantir ainda mais a segurança do paciente, a Unimed Chapecó implantou uma solução em todas as UTIs do complexo hospitalar: o ATAS O2, da empresa Salvus.
Trata-se de um dispositivo médico conectado plug-and-play, que utiliza todos os padrões de um fluxômetro de oxigênio analógico. Ao substituir o fluxômetro analógico pelo ATAS O2, todas as informações de fluxo beira leito são monitoradas e integradas com o prontuário de cada paciente. Desta forma, os profissionais da saúde que acompanham a situação do paciente, conseguem ter uma conduta mais assertiva no tratamento, ao conferir se o que ele está recebendo é realmente o que foi prescrito, possibilitando ajustar caso for necessário.
Apesar de ser uma solução já encontrada em grandes hospitais pelo Brasil, como o Hospital Israelita Albert Einstein, a Unimed Chapecó é a única que possui esse sistema integrado com o prontuário de cada paciente.
INÍCIO DA PARCERIA
O analista de sistemas da Unimed Chapecó, Jhonatan Riboldi D’Agostini, explica que em 2020, por conta da pandemia de Covid-19, a demanda por oxigênio aumentou significativamente, e surgiu a necessidade de buscar uma solução que possibilitasse o monitoramento do consumo de oxigênio medicinal.
“Procuramos várias soluções, mas nenhuma atendia 100% as nossas necessidades, ou que tinham custos muito elevados. Na época, nós participamos do programa de inovação aberta LinkLab, da Associação Catarinense de Tecnologia, e por meio dele nós conhecemos a Salvus”.
A partir da parceria fechada, foram realizados vários testes para validar o modelo do equipamento e realizar melhorias até que, em 2023, a tecnologia foi implementada. “Tudo isso para que a gente conseguisse chegar na situação de hoje, fazendo com que ele se integrasse ao nosso sistema. Então, toda vez, por mais que a pessoa não tenha uma prescrição médica, se é aberto o fluxo de oxigênio do paciente, terá o registro no prontuário, e quando fechar também”, conta Jhonatan.
Esses testes só foram possíveis graças ao auxílio das áreas assistenciais do Hospital Unimed Chapecó. As equipes das UTIs Adulto, comandadas pela enfermeira Natieli Klein, e as equipes das UTIs Neonatal e Pediátrica, comandadas pela enfermeira Telma Scarsi, foram de grande importância para validar o equipamento e o modelo de integração proposto.
O analista de inovação da Salvus, Clayton Nunes, relata que durante o piloto de 60 dias, foi realizada uma análise minuciosa, comparando os registros do ATAS O2 com as anotações manuais no prontuário dos pacientes. “Os resultados evidenciaram a necessidade de uma solução automatizada. A proposta de integração foi então apresentada, resultando em uma fase de piloto bem-sucedida e, agora, nos encontramos em pleno ambiente de produção, onde o item gás medicinal é lançado de maneira automática nos prontuários dos pacientes”.
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS
Além de facilitar a rotina administrativa e médica, Jhonatan ressalta que o equipamento também fornece alguns painéis, onde é possível acompanhar quanto o paciente está recebendo e quanto está prescrito. Isso serve como balizador e evita a preocupação da equipe em registrar manualmente todas as aberturas e fechamentos de fluxos do oxigênio.
Outros benefícios são: em média, quatro vezes mais horas registradas, redução média de 20% do consumo de oxigênio, redução do tempo com fluxo incorreto, eliminação de retrabalho e melhor alocação do tempo da equipe assistencial.
O equipamento também se destaca por possuir certificações, como a da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que atesta que um produto é considerado seguro para comercialização e uso, cumprindo padrões rigorosos de qualidade e desempenho estabelecidos em testes exigidos pela agência, que visam garantir a segurança do consumidor. E também da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atestando que a empresa promove a proteção da saúde das pessoas, por meio do controle sanitário e testes dos produtos submetidos à Vigilância Sanitária. No processo é verificado critérios de qualidade, segurança e eficácia em sua usabilidade.
REFERÊNCIA NACIONAL
Clayton reforça que a Unimed Chapecó se consolida como líder visionária na vanguarda da inovação hospitalar no Brasil. “Embora a solução ATAS O2 seja adotada por outros hospitais, é na Unimed Chapecó que ela atinge seu pleno potencial, onde é a primeira a se integrar totalmente ao HIS. Destaca-se, especialmente, o lançamento automático do item gás medicinal nas contas dos pacientes, demonstrando o compromisso da Unimed Chapecó em oferecer o que há de melhor em tecnologia e inovação para os cuidados de saúde dos seus pacientes e a eficiência operacional da equipe”, completa.
O coordenador em projetos de TI da Unimed Chapecó, Denis Eduardo Vaz Cordeiro, explica que, neste momento, as UTIs foram as primeiras que receberam os aparelhos. “Como a UTI tem um fluxo mais contínuo, a gente consegue cobrir todas as variações. Mas futuramente, a ideia é abranger outras áreas do hospital que utilizam a oxigenoterapia, como centro cirúrgico, internação e pronto atendimento”, acrescenta.
PRÓXIMOS PASSOS
A busca da Unimed Chapecó por inovações que garantam a segurança dos pacientes não para por aqui. Este é apenas o pontapé inicial para a criação de novas automatizações, visando cada vez mais otimizar o time assistencial, para que ele foque no que é mais importante: o cuidado dos pacientes.
Fonte: Comunicação Interna Unimed Chapecó
Veja também
Extremo oeste: Turismo de aventura e gastronômico atraem visitantes para Anchieta16/Mar/202016/03/20há 5 anos Segunda-feira, 16 de Março de 202016/03/2020Rotas dos cânios com belíssimas cachoeiras, grutas e trilhas; voo de balão e parapente e a rota “Encantos e Sabores” da Associação Anchietense de Turismo (ANCHIETUR) são alguns dos atrativos turísticos do município de Anchieta, no extremo oeste catarinense. Os visitantes também podem conhecer as maravilhas apresentadas na Expo Anchieta, na......
Município de Saudades aumenta o volume de compras governamentais de empresas locais22/Set/202222/09/22há 3 anos Quinta-feira, 22 de Setembro de 202222/09/2022As medidas de incentivo para que as empresas locais participem das licitações públicas e os benefícios concedidos às micro e pequenas empresas (MPEs) previstos na legislação vigente estão surtindo......