Postado em 27 de Outubro de 2021 às 08h47

Programa de Aceleração de Núcleos: núcleo de Assessorias e Consultorias da ACIC aprimora profissionais

Com dez encontros, capacitação abordou as melhores práticas metodológicas para elaboração de projetos

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
 
Contribuir para a estruturação e o aperfeiçoamento de projetos de consultoria, além de auxiliar para o aprimoramento profissional. Esse foi o objetivo de curso promovido pelo Núcleo de Assessorias e Consultorias (NAC) da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), por meio do Programa de Aceleração de Núcleos Empresariais (PAN), uma iniciativa da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), em parceria com o Sebrae/SC.
No total, foram realizados dez encontros on-line em grupo com o instrutor Roberto Morais, especialista em Gestão Empresarial e em Gestão Estratégica de Pessoas e Inovação. Também houve uma mentoria individual com cada participante do curso.
A sócia da Manchester Investimentos, Marileuza Sarmento, participou do treinamento. De acordo com ela, como assessora de investimentos, sempre busca melhorar a qualidade do atendimento. “Observei que o curso seria uma excelente oportunidade de melhorar esse aspecto e linkar o assessor x consultor. A capacitação atingiu totalmente meus objetivos, pois reforçou e incrementou conceitos e novos aprendizados. Foi muito adequado dentro do mundo da consultoria e, com certeza, posso dizer que o professor foi excelente. O conteúdo foi muito bem explicado, prático e objetivo. A didática do professor também foi muito boa e os exemplos e a experiência dele ajudaram no entendimento. O conhecimento adquirido nas aulas me proporciona maior capacidade de como fazer uma consultoria. Dessa forma, já transmito mais segurança, maturidade e confiança junto aos clientes. Com isso, garanto maior qualidade no serviço que presto”, avaliou.
O proprietário da Ótimo Negócio Solução e Gestão Comercial, Vagner Elsner, fez o curso pensando no futuro, pois ainda não atua como consultor. “Trabalho com representação comercial, mas tenho um projeto de trabalhar com consultoria comercial. O curso serviu para entender onde estou, qual é o momento do meu processo, o que eu sei, onde preciso melhorar e a forma com que posso começar a estruturar o meu projeto a partir de agora. A capacitação proporcionou uma base sólida para que, quando fizer o meu projeto, tenha bagagem de informações e solidez”, relatou.
 Alinhar as técnicas, ratificar se a atividade está em conformidade com o apresentado por outras consultorias e adequada à necessidade do mercado. Esse foi o objetivo da sócia administradora da Vettor Gestão Empresarial, Jaqueline Gayo, ao participar do treinamento. “Consegui avaliar pontos que preciso alinhar na minha prestação de serviço e outros que realmente já são executados pela nossa empresa. Consegui criar insights para mudança de hábitos e posturas na aproximação com o cliente. Entender que mesmo na minha execução, mais focada na parte operacional do financeiro, também está totalmente alinhada com o ramo de consultoria”, analisou.
eficiência e produtividade
O coordenador do NAC, Gustavo Henrique Marques Menezes, salientou que o curso atendeu as expectativas e foi exatamente o que o grupo precisava: conectar as metodologias aplicadas em consultoria para que as pessoas pudessem compreender e aplicar nas suas necessidades profissionais. “Com isso, as empresas podem aumentar sua produtividade, compreendendo as melhores práticas metodológicas de um projeto de consultoria”, frisou, ao acrescentar que o Núcleo pretende participar novamente do PAN no próximo ano.
O gerente regional do Sebrae/SC no oeste e no extremo oeste, Udo Martin Trennepohl, destacou que o objetivo do PAN é aumentar a eficiência e produtividade por meio da aplicação de técnicas e processos automotivos inovadores relacionados ao setor. “Nesta parceria com a ACIC Chapecó – por meio do Programa Empreender –, oportunizamos aos profissionais e às empresas de consultorias e assessorias integrantes do Núcleo condições necessárias para aprimorar conhecimentos, com uma contrapartida do Sebrae/SC por meio do programa PAN, auxiliando também na estruturação dos pequenos negócios”.
SOBRE O PAN
O propósito do PAN 2021 é aumentar a competitividade das microempresas (ME), microempreendedores individuais (MEI), empresas de pequeno porte (EPP) e produtores rurais do Sistema Facisc, integrantes dos núcleos setoriais do Programa Empreender, por meio de projetos que contemplem em suas propostas os eixos de produtividade, gestão empresarial e acesso ao mercado.

Veja também

Técnicas para aprimorar a excelência no atendimento foram apresentadas em workshop gratuito em Marema22/11/21 No atendimento ao cliente é importante estabelecer uma relação com o consumidor, que mudou muito a forma de comprar nos últimos anos. Para auxiliar os pequenos negócios a aprimorarem suas técnicas foi realizado, na última semana, o Workshop Brilhe no Atendimento ao Cliente, no Centro de Múltiplo Uso de Marema, no oeste catarinense. A inciativa foi da......

Voltar para (Blog)