Unimed Chapecó conscientiza colaboradores sobre o Transtorno do Espectro Autista
A ação foi organizada pelo setor de sustentabilidade e promoveu a troca de ideias e experiências sobre o assunto
O evento contou com a participação de especialistas do CAPP e do Centro de Terapias Unimed Chapecó. (Foto: Comunicação Interna Unimed Chapecó)
Com o objetivo de promover a cultura de inclusão e respeito entre os colaboradores, a Unimed Chapecó realizou, em maio, uma Roda de Conversa sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Organizado pelo setor de Sustentabilidade, o evento promoveu a troca de ideias e experiências, além de criar espaços de convivência sobre o assunto.
“Nosso propósito é ampliar a compreensão sobre o TEA, fomentar um ambiente de trabalho mais inclusivo e acolhedor, além de engajar nossos colaboradores por meio da sensibilização”, explica a supervisora do setor de Sustentabilidade da Unimed Chapecó, Naiara Olga Lusa.
Para que os presentes pudessem entender e ter uma oportunidade de reconhecer o assunto, vivenciado dentro e fora do ambiente de trabalho, o evento contou com a participação de especialistas no assunto. As profissionais Aleandra Defaveri Cristóva e Natasha Neitzke, do Centro de Associativo de Atividades Psicofísicas Patrick (CAPP) e o psicólogo Ronaldo Bernardi, do Centro de Terapias Unimed Chapecó, conduziram a conversa.
Conforme Aleandra, uma pesquisa do Centers for Disease Control and Prevention (CDC) apontou que uma em cada 36 crianças de até oito anos foi diagnosticada com TEA em 2020 nos EUA. “O autismo é algo muito presente no nosso dia a dia. Alguém em casa já teve ou terá algum contato com pessoas autistas, seja no espaço escolar, na sociedade, no trabalho, ou até dentro da família”, afirma.
A profissional destaca que o espaço proposto pela Unimed é muito importante pois oferece, além de uma conversa, um suporte para familiares, funcionários e colaboradores compartilharem experiências e estratégias de convivência. “Cuidadores e familiares também precisam cuidar de si mesmos. É importante buscar apoio emocional e recursos para lidar com a pressão que pode surgir ao cuidar de uma pessoa com TEA”, salienta.
Esta foi a primeira edição da Roda de Conversa, e a expectativa é que outros momentos como este sejam desenvolvidos ao longo do ano para os colaboradores. “O evento foi o início do Projeto de Diversidade e Inclusão, que abrange outras atividades para 2025”, conclui Naiara.
Fonte: Comunicação Interna Unimed Chapecó
Organizado pelo setor de Sustentabilidade, o evento promoveu a troca de ideias e experiências, além de criar espaços de convivência sobre o assunto. (Foto: Comunicação Interna Unimed Chapecó)
Veja também
Dia de Campo aborda cultivares de inverno para a pecuária em Treze Tílias12/Set/202512/09/25há 4 meses Sexta-feira, 12 de Setembro de 202512/09/2025Evento visou aproximar o produtor das técnicas e tecnologias disponíveis no mercado, ampliando as alternativas para fortalecer a produção no campo. (Foto: Agência Novità)...
IFC Brasil 2022: restaurante19/Ago/202219/08/22há 3 anos Sexta-feira, 19 de Agosto de 202219/08/2022O IFC 2022 terá um restaurante especial para expositores e participantes do evento, coordenado pelo Recanto Cataratas. Programe-se para almoçar dentro do evento. Refeições a R$ 59,00 por pessoa. IFC......
Renda em alta estimula agroeconomia catarinense em 202010/Fev/202010/02/20há 5 anos Segunda-feira, 10 de Fevereiro de 202010/02/2020Apesar da seca que arrasou lavouras em algumas regiões catarinenses (especialmente a área de Campos Novos), a previsão de produtividade elevada e de bons preços para as principais comodities garante aumento do movimento......