Postado em 09 de Março de 2023 às 15h08

Unimed Chapecó anuncia programa de expansão para os próximos anos

Primeira edição do Almoço Empresarial deste ano teve participação da Unimed Chapecó.

O olhar para o futuro na área da saúde é necessário, principalmente ao considerar a mudança de perfil e do crescimento populacional, das nuances de mercado e do aumento na complexidade dessa área. Atenta a esses cenários a Unimed Chapecó apresentou, nesta quinta-feira (9), o planejamento estratégico e a expansão da cooperativa médica durante a 1ª edição deste ano do Programa Almoço Empresarial da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), na Cantina do Cesec.
            Representaram a Unimed Chapecó o presidente Dr. José Pegoraro Foresti, o diretor corporativo Dr. Geraldo Antunes Cordova, o diretor de plano de saúde Dr. Waldir Savi Junior, o diretor hospitalar Dr. Mario Goto e o diretor de marketing e relacionamento Dr. Rovani José Rinaldi Camargo. A apresentação reforçou a dimensão da cooperativa médica que é um dos maiores complexos hospitalares do Sistema Unimed, é referência em saúde e procedimentos de alta complexidade no sul do Brasil e possui Acreditação Internacional Qmentum Diamond e excelência na prestação de serviço, além de explicar sobre o plano diretor que é base para expansão das unidades assistenciais e direcionador do planejamento estratégico.
            Dr. Rovani enalteceu que todo o planejamento estratégico da cooperativa médica tem como base o propósito de aprimorar a prestação de serviços e preparar a Unimed Chapecó para o futuro da saúde suplementar e do crescimento do município e da região. O diretor de marketing e relacionamento contextualizou a análise do mercado para formulação da estratégia, principalmente ao citar o déficit de R$ 3,4 bilhões das operadoras médico-hospitalares do 3º trimestre de 2022, divulgado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), e do resultado operacional negativo do setor acumulado no ano passado em R$ 11 bilhões. “Esses números ressaltam a necessidade de atenção ao modelo de negócio, com foco em promoção e prevenção. Por isso, nosso desafio é mudar a cultura da população, mostrar que pessoas com comorbidades são as que mais sofreram nos últimos anos e chamar a atenção para a importância dos cuidados com a saúde”, justificou.
            Outro fator preponderante nesse mercado é a crescente complexidade da prestação de serviço, uma vez que o ambiente regulatório possui 1.125 normas, sendo 132 emitidas apenas em 2022. Dr. Rovani também abordou os indicadores do crescimento populacional e do Produto Interno Bruto (PIB). “Santa Catarina deverá manter a maior expectativa de vida do País, projetada para 85 anos de idade em 2065. E, conforme previsões, a partir de 2065 ocorrerá uma redução populacional no Estado, quando quase 27% dos moradores terão acima de 65 anos de idade”, comentou.
            EXPANSÃO
            Por estar inserida em um momento de estabilidade econômica da região e um crescente número de habitantes, a cooperativa médica busca implementar novos serviços como robótica e medicina nuclear e projetar sua expansão se antecipando às demandas futuras. “Nosso hospital, antes da ampliação, atendia a demanda, mas seria insuficiente atualmente. Da mesma forma, o hospital atual atende a demanda, mas não a comportará daqui 10 anos. Outra preocupação da cooperativa médica é com a mão de obra qualificada, por isso tem atuado ativamente na formação da educação continuada e buscado parcerias para execução de cursos como o do Técnico de Enfermagem”, analisou Dr. Rovani.
            A expansão das unidades assistenciais contempla: ambulatório Efapi, expansão do complexo no centro e o Hospital Efapi. Para esses investimentos serão utilizados recursos financeiros próprios e recursos captados em instituições financeiras. Segundo Dr. Rovani, a área a ser edificada do futuro hospital do centro oferece uma perspectiva da dimensão do empreendimento: serão 96.000 metros quadrados somente na Fase 1. A obra contempla áreas de assistência, ensino, pesquisa, atendimento, estacionamento e apoio. Outras novas áreas que o projeto prevê são de convivência, o solarium, os departamentos de Pesquisa, Ensino e Residência na área de saúde e a Incubadora de Hub Health Tec.
A completa execução do empreendimento hospitalar da Unimed Chapecó no centro da cidade significará a ampliação das atuais estruturas de Pronto Atendimento, Centro de Imageonologia, Laboratórios e Internação. Quando integralmente concluído representará 500 novos leitos hospitalares estruturados à disposição da clientela do grande oeste catarinense, sudoeste do Paraná e noroeste do Rio Grande do Sul. Na fase final entrarão em funcionamento os novos Centro Cirúrgico, Centro Obstétrico, UTI Adulto, UTI Pediátrica e UTI Neonatal, além do setor de Medicina Nuclear, Radiologia e Oncologia.  
O Hospital do centro atenderá plenamente todos os requisitos legais de natureza ambiental e terá alto nível de sustentabilidade com reuso de água pluvial, a geração fotovoltáica, a automação de iluminação e de climatização, o dimensionamento de vedações com quesito de melhoria acústica, temperatura e iluminação natural.
EFAPI TAMBÉM GANHARÁ MODERNO HOSPITAL
O Hospital na região da Efapi será edificado em um terreno com 20.000 metros quadrados, situado no bairro Fronteira Sul. O início das obras obedecerá duas etapas distintas. A primeira consistirá na terraplenagem da área, assim que for liberada a licença ambiental do empreendedor do loteamento. Posteriormente, iniciarão as obras civis com previsão de conclusão em 60 meses.
            A área a ser edificada na Fase 1 do empreendimento corresponde a 55.000 metros quadrados. Essa certificação exige o uso racional e redução da extração dos recursos naturais, a redução do consumo de água e energia, o emprego de materiais e tecnologias de baixo impacto ambiental, além da redução, tratamento e reuso dos resíduos da construção e da operação.
            As edificações hospitalares terão diferenciais de sustentabilidade e proteção ambiental como o reuso de água pluvial e o reuso de 50% do esgoto da lavanderia em circuito fechado, após tratamento. A equação energética será obtida com geração fotovoltáica, automação de iluminação e de climatização. As aberturas e vedações serão projetadas dentro de padrões de otimização acústica, temperatura e iluminação natural, o que representa em reuso 170 m³ de água tratada.
Os projetos executivos e os processos de licenciamento estão em estágios adiantados. Os projetos de engenharias estão 70% concluídos. O estudo de impacto de vizinhança está aprovado, bem como o projeto do heliponto. O projeto preventivo de incêndio e o da Vigilância Sanitária encontram-se em tramitação. O projeto da ETE (estação de tratamento de esgoto) está em desenvolvimento e, o do meio ambiente, em tramitação.
            Quando completo, o complexo da Unimed Chapecó na Efapi terá quatro blocos o maior deles com 12 pavimentos, que contemplam áreas técnicas, de atendimento e apoio. Essa estrutura física permitirá, já na Fase 1, ativar 290 leitos estruturados. Essa clientela hospitalar será assistida por uma legião de recursos humanos de alta qualificação, formada pelo corpo clínico, profissionais de saúde e outros colaboradores.
            Os serviços a serem implantados contemplam: Pronto Atendimento, Centro de Imageonologia, laboratórios, internação, Centro Cirúrgico, Centro Obstétrico, UTI Adulto, UTI Pediátrica e UTI Neonatal. Também serão instalados os setores de Medicina Nuclear, Radiologia, Oncologia, Núcleo de Assistência Primária a Saúde, pesquisa na área de saúde, ensino e residência na área de saúde, além da incubadora de Hub Health Tec.
            ALMOÇO EMPRESARIAL
O presidente da ACIC, Lenoir Broch, enfatizou que o Almoço Empresarial é uma maneira de compartilhar experiências e contribuir para o desenvolvimento dos negócios. “Retomamos o programa após um período sem sua realização devido a pandemia. Iniciamos a edição 2023 com casa cheia e uma explanação importante da Unimed sobre os avanços no atendimento de saúde no município. Cada apresentação das empresas no Almoço Empresarial é singular. O sucesso é resultado de muita dedicação e trabalho, mostrando que temos grandes empreendedores em Chapecó e que podem inspirar a todos”.
O Almoço Empresarial tem apoio institucional da Aurora Coop, do Banco de Desenvolvimento Regional do Extremo Sul (BRDE), da Dome, da Eko’7, do Sicoob MaxiCrédito, do Sicredi, da Unicred e da Unimed Chapecó.

 

Presidente da ACIC, Lenoir Broch.

Presidente da Unimed Chapecó, Dr. José Pegoraro Foresti.

Diretor de marketing e relacionamento da Unimed Chapecó, Dr. Rovani José Rinaldi Camargo.

Almoço Empresarial é promovido pela ACIC Chapecó.

Dr. Rovani José Rinaldi Camargo enfatizou que olhar para o futuro na área da saúde é necessário.

Planejamento estratégico e expansão da cooperativa médica foram apresentados no Almoço Empresarial.

Programa Almoço Empresarial ocorreu nesta quinta-feira.

Veja também

Voltar para (Blog)