Postado em 16 de Setembro de 2019 às 17h22

Como é o preparo imunológico de pacientes cirúrgicos?

Este tema será abordado durante os Congressos de Terapias Nutricional e Intensiva em Chapecó

“Preparo imunológico para paciente cirúrgico” será o tema da palestra da médica de terapia intensiva Dra. Alessandra Miguel Borges, nesta sexta-feira 20 de setembro, das 19h30 às 20h20, durante o VIII Congresso de Terapia Nutricional e IV Congresso de Terapia Intensiva. O evento é promovido pela Unimed Chapecó e reúne médicos, nutricionistas, farmacêuticos, fonoaudiólogos, enfermeiros e estudantes dessas áreas, no Lang Palace Hotel.
Os congressos visam abordar assuntos com direto impacto na mortalidade dos pacientes graves e atualizar os profissionais da saúde com aplicabilidade no uso de terapia nutricional em pacientes hospitalizados acometidos pelas mais variadas doenças, que levam à desnutrição e até consequências mais graves como complicações clínicas e cirúrgicas.
A avaliação do estado nutricional do paciente integra o planejamento pré-operatório. Alguns nutrientes, a exemplo da Arginina, os Ácidos Graxos Ômega 3 e nucleotídeos estimulam o sistema imunológico, que é responsável pela defesa do organismo contra agentes agressores.
Para o médico coordenador da Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional (EMTN) do Hospital Unimed Chapecó, Dr. João Baroncello, quando o paciente vai adequadamente nutrido para cirurgia os resultados são melhores, porque há uma recuperação pós-operatória mais rápida, menos probabilidade de contrair infecções e redução no tempo de hospitalização.
“Quanto há um paciente com câncer, por exemplo, que precisa fazer um procedimento cirúrgico, e está desnutrido, recomenda-se, caso não seja emergência, adequar sua nutrição no pré-operatório para maximizar os resultados após o procedimento”, explica Baroncello.
PROJETO ACERTO
Baroncello destaca a iniciativa do projeto ACERTO (Aceleração da recuperação total pós-operatória), que é um protocolo multimodal de cuidados perioperatórios construído de maneira a adaptar-se à realidade epidemiológica da América Latina. Entre as medidas estão: auditoria e avaliação dos resultados, informação pré-operatória, abolição do preparo de rotina do cólon, suporte nutricional a abreviação do jejum, uso de drenos e sondas, anestesia peri-dural, fluidos intra e pós-operatório, incisões obliquas, controle da dor e realimentação precoce.
“Este projeto apresenta novos paradigmas, a exemplo da abreviação do jejum no pré e no pós-operatório. Quando se deixa o paciente de jejum de 8 horas e a cirurgia atrasa ele pode ficar até 18 horas sem se alimentar, o que gera reflexos metabólicos, irritação, sensação de mal-estar, hipoglicemia e resistência periférica à insulina”, explica.
A determinação de jejum de 8 horas no pré-operatório tem como base a Síndrome de Mendelson, que consiste em uma pneumonia química, resultante de aspiração de substância tóxicas às vias aéreas inferiores. Essa ocorrência foi descrita por Curtis Lester Mendelson, em 1946, no artigo “A aspiração do conteúdo do estômago para os pulmões durante a anestesia obstétrica”.
De acordo com Baroncello essa medida foi adotada em todo mundo, porém pesquisas recentes comprovam que o jejum prolongado traz efeitos colaterais, por isso é necessário optar por uma dieta própria. “O projeto sugere a aplicação de 400 ml de maltodextrina, que é um carboidrato de rápida absorção, quatro horas antes do procedimento cirúrgico, e mais 200 ml duas horas antes, e inicia-se a alimentação o mais rápido possível no pós-operatório”, complementa.
PROGRAMAÇÃO
A programação desta sexta-feira 20 de setembro inicia às 13h30 com a palestra “Paciente crítico: desafio no combate à desnutrição e reabilitação funcional” que será ministrada pela nutricionista Camila Prim. Na sequência, às 14h15, a fonoaudióloga Neyller Montoni abordará “A atuação do fonoaudiólogo na UTI”. Logo após, às 15h, terá a palestra “A atuação da equipe de enfermagem na terapia nutricional” com a enfermeira Fernanda Ramires Totti. Às 15h45 está previsto coffee break. As atividades serão retomadas às 16h15 com o “Simpósio Satélite: a importância do farmacêutico clínico no uso de antimicrobiano em pacientes críticos”, com o farmacêutico James Albiero. Das 17h às 19h haverá intervalo.
A solenidade de abertura dos congressos será realizada às 19 horas, seguida pela palestra “Preparo imunológico para paciente cirúrgico”, com a médica de terapia intensiva Dra. Alessandra Miguel Borges. Na sequência, às 20h30, o médico de terapia nutricional Dr. João Wilney Franco Filho abordará “Nutrição parenteral suplementar, quando utilizar”. As atividades de sexta-feira encerram às 21h30 com coquetel de confraternização.
No sábado 21 de setembro as atividades iniciam às 8 horas com a palestra “O papel da EMTN no cuidado com o paciente”, que será abordada pela médica de terapia intensiva Dra. Alessandra Miguel Borges. Em seguida, às 8h50, o médico de terapia nutricional Dr. João Wilney Franco Filho, explanará sobre “Adequação protéico – calórica na UTI”. Às 9h40 está previsto coffee break.
As atividades no sábado serão retomas às 10 horas com a palestra sobre “Terapia nutricional em pediatria” abordada pela médica pediatra Dra. Mônica Chang Wayhs. Para finalizar a programação, às 10h50, a nutricionista Vanessa Ramis Figueira explanará sobre “O papel da nutrição na garantia da oferta nutricional e prevenção de eventos adversos”.

Veja também

Agronegócio responde por 72% das exportações catarinenses no primeiro semestre de 202009/07/20 O agronegócio segue como uma das grandes forças que movem a economia de Santa Catarina. No primeiro semestre de 2020, o setor respondeu por 72% das exportações catarinenses, com um faturamento que passa de US$ 2,87 bilhões. Os destaques são os embarques de carnes e de soja. Os números são divulgados pelo Ministério da Economia e analisados pelo Centro de......
ACIC alerta sobre golpe de cobrança extrajudicial18/11/22   A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) alerta que não está encaminhando cobrança extrajudicial nem pedido de taxa única aos associados. Empresas do município, mais uma vez,......

Voltar para (Blog)