Postado em 08 de Novembro de 2022 às 18h04

Turismo em destaque no “Oeste Integra” em Xanxerê-SC

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
Os artesãos xanxerenses que participaram das Oficinas Criativas, solução do Programa Cidade Empreendedora, que é executado pelo Poder Público e pelo Sebrae/SC, apresentaram suas peças no evento “Oeste Integra” que aconteceu na segunda-feira (7) na Sede Campestre do Sicoob Xanxerê. O evento foi realizado em parceria entre a Administração Municipal e o Conselho Regional de Turismo do Grande Oeste e contou com a participação de prefeitos, gestores e todo trade do Turismo Regional.
As oficinas criativas tiveram 40 horas de duração, com capacitações sobre: criatividade, desenvolvimento de produtos iconográficos, apresentação e embalagens e controle de qualidade e melhoramento de produto. De acordo com a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Elisiane Silveira, o Sebrae foi parceiro na construção da identidade turística e cultural do município. Ela explicou que os artesãos foram divididos em dois grupos, um focado na produção de souvenir e outro em peças mais conceituais. “Agora os produtos desses profissionais estarão disponíveis no comércio de Xanxerê, através de uma parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL e também vão ficar expostos em cristaleiras nos três hotéis da cidade”, comentou.
Segundo a analista de projetos do Sebrae/SC, Gabriela da Costa Heming, as oficinas criativas desenvolvidas por meio do Programa Cidade Empreendedora trabalham na perspectiva de promoção. “As ações são voltadas à geração de oportunidades de trabalho e renda, ao aproveitamento das vocações regionais, à preservação das culturas locais e à formação de uma mentalidade empreendedora para o mercado competitivo, promovendo a profissionalização e a comercialização dos produtos para que fomentem o setor turístico e cultural local”, comentou.
Evento
Na programação do evento também aconteceu o lançamento do vídeo "Visite Xanxerê', da marca turística cultural e uma feira de comercialização de produtos dos Carreiros do Grande Oeste, além de palestra com o presidente de honra da Anseditur (Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo), Ângelo Sanches, com o tema “Como alavancar o turismo e o desenvolvimento econômico através das parcerias público privadas".
O palestrante também falou sobre como a comunidade e as entidades podem ajudar no desenvolvimento desse processo, compartilhou informações do que o Brasil e o mundo esperam do turismo e de que forma fomenta a cadeia econômica das cidades. “Ao sair de um município para outro, você já está fazendo turismo e ele sustenta 521 molas propulsoras na cadeia econômica. O turismo não é só viagens, ele está na cultura, na essência, na gastronomia, na história, enfim, tudo é turismo, mas depende de como é explorado e como as são as conexões que proporciona as pessoas”, destacou. 
O prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello, destacou que o turismo envolve diversas possibilidades de realização e é um fomento para a economia do município e da região que o envolve. “Contamos com a parceria de empresas, entidades e instituições para conseguir resultados ainda maiores”, enfatizou. Segundo o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Trennepohl, a entidade é parceira das ações que fomentam o turismo, especialmente na parte de capacitação. “A parceria entre os setores, empresas e entidades é essencial para que todos entendam o turismo e como ele pode agregar ao desenvolvimento social e econômico de uma região”, finalizou.
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite.  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Veja também

Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (ICASA): SC: 20 anos sem vacinação contra febre aftosa21/01/20 Neste ano de 2020, Santa Catarina completa duas décadas sem vacinar os rebanhos bovinos contra a Febre Aftosa. Essa medida foi decisiva para a obtenção do status sanitário de área livre da aftosa sem vacinação, conquista que contou com cooperação do Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (ICASA). O conselheiro técnico do......

Voltar para (Blog)