Postado em 11 de Dezembro de 2019 às 16h15

Jovem Aprendiz Cotista: Programa prepara jovens para o mercado de trabalho

Dezesseis aprendizes se formaram no curso de Auxiliar Administrativo e Financeiro, promovido pelo Senar/SC

Com a finalidade de promover a formação técnico-profissional para a inserção de adolescentes e jovens no mercado de trabalho, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Fraiburgo, concluiu mais uma turma do programa Jovem Aprendiz Cotista (JAC) em Fraiburgo. Nesta segunda-feira (9), dezesseis jovens aprendizes se formaram no Sindicato do município.
O curso de Auxiliar Administrativo e Financeiro teve início em fevereiro de 2018 e encerrou em novembro deste ano com o intuito de qualificar jovens, entre 14 e 24 anos, capacitando-os para o ingresso no mercado de trabalho. Os aprendizes cumpriram 960 horas, sendo 480 horas teóricas e 480 horas práticas. Gestão corporativa, comunicação oral e escrita, integração no trabalho, informática básica, matemática aplicada, segurança, saúde e higiene, operações comerciais e financeiras, noções de administração de pessoal, contabilidade básica e princípios da gestão de qualidade foram os conteúdos abordados.
Sthefani de Moraes Meurer, de 17 anos, contou que as atividades de contabilidade e de gestão de pessoas despertaram o seu interesse com maior intensidade. “O curso foi fundamental na área de comunicação e relacionamento nas empresas. A capacitação nos ajudou a desenvolver melhor o diálogo com o público. Neste sentido, tivemos orientações e dinâmicas para trabalhar a nossa timidez. No aspecto financeiro, aprendemos sobre investimentos, como calcular o INSS e o FGTS ”, ressaltou.
O objetivo foi prepará-los para atuar em empresas e propriedades rurais na implantação e manutenção dos processos administrativos. O programa promoveu a troca de experiências e enriqueceu o currículo profissional dos jovens, que estão aptos a atuar no mercado de trabalho”, destacou o superintende do Senar/SC Gilmar Antônio Zanluchi.
De acordo com a técnica em atividade de formação profissional, Aline Moser Lopes, o Senar/SC orientou os aprendizes a cumprirem as responsabilidades da escola, do trabalho e da formação profissional. “O curso foi estruturado para se tornar compatível com o desenvolvimento físico, moral e psicológico dos jovens. Os aprendizes foram avaliados com o objetivo de detectar as dificuldades e buscar alternativas que contribuíssem para o aprendizado”
 “Formamos cidadãos comprometidos em todos os aspectos, sejam eles comportamentais ou sociais, buscando o fortalecimento da comunidade rural. A capacitação dos jovens foi motivo de orgulho. Em 2020 a expectativa é animadora. Fraiburgo, Papanduva e Xanxerê terão novas turmas”, finalizou o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC José Zeferino Pedrozo.

Veja também

Voltar para (Blog)