Postado em 17 de Outubro às 14h26

Turismo em destaque no estande do Sebrae/SC no pavilhão três da Efapi

Iniciativa fortalece o trabalho conjunto de municípios do oeste catarinense, impulsiona negócios e valoriza a identidade regional

Localizado no estande do Sebrae/SC no pavilhão três da Efapi, as quatro Instâncias de Governança Regional (IGRs) apresentam empreendedores ligados ao turismo rural. (Foto: Divulgação Sebrae/SC)

Na Efapi 2025, o turismo regional assume papel de destaque no pavilhão três, em uma ação articulada entre o Sebrae/SC e a Prefeitura de Chapecó que demonstra como a integração entre poder público e instituições de apoio podem valorizar ainda mais o turismo rural e empreendimentos locais. A iniciativa oferece experiências gastronômicas típicas, além de reforçar o potencial turístico do oeste catarinense e fortalecer os pequenos negócios.
Localizado no estande do Sebrae/SC, as quatro Instâncias de Governança Regional (IGRs) apresentam empreendedores ligados ao turismo rural. Segundo a gerente regional do Sebrae/SC, Marieli Aline Musskopf, o objetivo da iniciativa é ampliar a visibilidade de parceiros, permitir que produtores e empresários ofereçam aos visitantes experiências autênticas do turismo de seus municípios e produtos regionais. “A estrutura transforma o estande em uma vitrine do território, estimula conexões entre visitantes, empreendedores e novos mercados.
O Desbrave Chapecó potencializa a experiência turística da região com 25 empreendimentos de turismo da cidade ao longo de todos os dias da feira, une sabor, tradição e produtos coloniais, onde os expositores apresentam seus serviços e promovem de forma articulada o município como destino. A participação fortalece o papel estratégico de Chapecó no turismo regional e valoriza o trabalho coletivo das empresas locais, que juntas ampliam a projeção da cidade perante visitantes, investidores, parceiros.
O Café Colonial, que funciona durante todo o período da feira, desde a abertura até o encerramento diário. A iniciativa reúne cinco empreendimentos de Chapecó, Café Colonial Sabor do Campo, Da Casa Amarela, Camping Sítio Pousada, Horta Aromas e Quiosque Pachamama, que se uniram para oferecer uma experiência gastronômica típica e acolhedora. Os visitantes podem degustar produtos coloniais preparados no momento, em um ambiente que remete à cultura e à hospitalidade do interior catarinense. Além de encantar o público, o espaço também serve como vitrine para os produtores e estimula o consumo de alimentos regionais.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Chapecó, Márcio da Paixão Rodrigues, ressalta que a ação demonstra como a integração entre poder público, instituições de apoio e empreendedores transforma eventos tradicionais em oportunidades estratégicas de desenvolvimento territorial. “Por meio dessa parceria, o turismo consolida-se como vetor de negócios, geração de renda e fortalecimento da identidade regional. Essa estrutura foi pensada para dialogar diretamente com os visitantes da Efapi, apresentar de forma organizada e envolvente as potencialidades locais”, conclui.
O estande principal destaca as IGRs e os empreendimentos rurais, enquanto os espaços Desbrave Chapecó e Café Colonial complementam a experiência, criam um circuito integrado de promoção, degustação e interação. A soma desses esforços resulta em uma presença sólida e articulada do turismo na feira, reforçam o compromisso do Sebrae/SC com o desenvolvimento sustentável do setor e a valorização das riquezas do oeste catarinense.
A importância dessa articulação regional é destacada pelo presidente da IGR do Grande Oeste, Bruno Antonio Vivian. “O turismo é feito por muitas mãos. Em Santa Catarina, as Instâncias de Governança Regional (IGRs), somam 15, e destas, quatro foram convidadas pelo Sebrae/SC, grande parceiro para o desenvolvimento do turismo como atividade econômica. Nossos empreendimentos são formados por microempresas, MEIs e agricultores. Essas quatro IGRs fazem parte da base de atuação do Sebrae/SC e, como dirigentes dessas organizações, ficamos felizes e aproveitamos o espaço para uma forte divulgação e distribuição de materiais. Este momento também serve para discutirmos a integração e a construção de rotas integradas, pois o turismo não tem divisas, quanto mais integrado, mais forte e atrativo ele se torna. Agradecemos muito ao Sebrae/SC, aos parceiros e visitantes”, conclui.
SOBRE O SEBRAE/SC
O Sebrae/SC comemora, em 2025, 53 anos de dedicação ao fortalecimento dos pequenos negócios e ao fomento do empreendedorismo em Santa Catarina. Com presença em todas as regiões do Estado, a instituição oferece soluções que impulsionam o desenvolvimento econômico e social, apoiando milhões de empreendedores ao longo de sua trajetória. Reconhecido nacionalmente, o Sebrae é hoje a 4ª marca mais valiosa do país, com um ativo de R$ 33,9 bilhões, reflexo de sua credibilidade, impacto e compromisso com a transformação dos territórios onde atua. Em Santa Catarina, o Sebrae é parceiro estratégico de quem faz o estado crescer.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site.  

Ação articulada entre o Sebrae/SC e a Prefeitura de Chapecó demonstra que a integração entre poder público e instituições de apoio podem valorizar ainda mais o turismo rural e empreendimentos locais. (Foto: Divulgação Sebrae/SC)

Veja também

Programa PGA entrega certificados às empresas participantes25/10/22 Após 16 meses de capacitação, 09 empresas receberam nesta segunda-feira (24) o certificado de conclusão do PGA - Programa de Gestão Avançada promovido pelo Sebrae/SC. O ato aconteceu na sede do Sebrae em Chapecó e reuniu, instrutor (padrinho), empresários e consultores. O PGA é um programa que auxilia organizações e empresas para uma......

Voltar para (Blog)