Tendências do agronegócio foi o tema do segundo dia da Semana do Cooperativismo Catarinense
Uma avaliação do posicionamento do Brasil no mercado interno do agronegócio e suas perspectivas foi o assunto exposto na tarde de terça-feira (29/06), no segundo dia da Semana do Cooperativismo Catarinense, promovida pela Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Santa Catarina (SESCOOP/SC). Com a palestra Tendências do Agronegócio no Mercado Interno: proteína animal e cereais, o economista José Mendonça de Barros falou para lideranças e representantes das cooperativas catarinenses, especialmente, as do ramo agropecuário.
Doutor em economia, Barros iniciou expondo o Brasil como o País que construiu a agropecuária mais competitiva do mundo. Segundo ele, o modelo tem suas bases principais que contribuem para esse cenário: recursos naturais abundantes; pessoas bem preparadas e empreendedoras; um sistema cooperativista sólido e diversificado; entre outros aspectos. Tais situações, de acordo com o economista, determinam duas características fundamentais do sistema agropecuário: o crescimento persistente da produtividade, como base para uma evolução sólida e uma inserção forte no mercado internacional.
No que diz respeito à produção de grãos e proteína animal, temas da palestra, Dr. Barros comentou sobre a atual situação imposta pela crise sanitária que restringiu o consumo da carne vermelha para as classes A e B. Afirmou ainda que o consumo de frango e suíno deve continuar crescendo, inclusive pelo efeito de substituição à carne vermelha.
Como desafios para o setor, o economista destacou a importância de continuar o caminho para a elevação da produtividade, com agricultura de precisão e sustentabilidade; além de melhorar os sistemas de gestão da propriedade, em particular nas áreas financeiras e de risco.
PROGRAMAÇÃO
A Semana do Cooperativismo Catarinense é promovida em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado neste sábado (03/07), e segue até sexta-feira (02/07). O evento também marca o ano histórico para a OCESC, em que comemora os seus 50 anos de história. Ainda é possível se inscrever para acompanhar as palestras através do site https://www.youtube.com/watch?v=jC_dNGh3sMU.
HOJE 30/06
- Inovação inteligente, maximizando a experiência dos cooperados e clientes, com a professora e consultora do ISAE, Paula Abbas, às 16 horas.
01/07 (quinta-feira)
- Perspectivas para as cooperativas de crédito no campo regulatório e na prática, com o Diretor de Regulação do Banco Central do Brasil, Otavio Damaso, às 16 horas.
02/07 (sexta-feira)
- O futuro do cooperativismo: como alavancar resultados, com o palestrante Arthur Igreja, às 16 horas.
- LIVE de encerramento O papel da mulher no cooperativismo, na sociedade e no mercado de trabalho, com o historiador Leandro Karnal, às 19h30, no canal da OCESC e SESCOOP/SC https://www.youtube.com/ocescsescoopsc
Texto: Assessoria de Comunicação Interna Sistema OCESC
Veja também
ACAV Conecta aborda o agronegócio após a Covid-1903/Jun/202003/06/20há 4 anos Quarta-feira, 03 de Junho de 202003/06/2020Evento será on-line no dia 17 de junho, com palestras de profissionais renomados...
Envelhecimento saudável requer equilíbrio e autonomia09/Out/202009/10/20há 4 anos Sexta-feira, 09 de Outubro de 202009/10/2020O envelhecimento da população brasileira tem aumentado consideravelmente nas últimas três décadas. O Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), tem mais de 28 milhões de pessoas com 60......
Inovar é necessário para crescer e se manter competitivo14/Jun/201914/06/19há 5 anos Sexta-feira, 14 de Junho de 201914/06/2019“Inovar não é mais uma escolha, é fundamental não apenas para sobreviver, mas para crescer. Quanto mais inovadora uma empresa for, mais chance terá de prosperar”. A afirmação é do......