Sustentabilidade e esporte: FIESC é parceira em projeto da Chapecoense
Iniciativa “Chape Sustentável – Um gol pela natureza” destinará valores arrecadados com resíduos para o Programa Novos Caminhos
O material de descarte pode ser depositado em tonéis (lixeiras identificadas) posteriormente, será separado e vendido para a empresa Alcaplas.
Promover a conscientização coletiva dos torcedores e visitantes, incentivar a adoção de práticas sustentáveis no descarte de resíduos, além de motivar mudanças de hábitos no comportamento em relação a educação ambiental. Esse é o principal objetivo da proposta “Chape Sustentável – Um gol pela natureza”, que resultará em valores destinados ao Programa Novos Caminhos, uma parceria da Chapecoense, Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Brasplast, Dalla Cervejaria e Alcaplas Indústria de Plástico.
A campanha, que foi lançada no último domingo (14), durante a 15ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, nasceu da preocupação sobre o descarte inadequado de copos durante os jogos.
“A Chape, como um clube da cidade e de toda uma região, sabe do seu compromisso com a comunidade e, também, do seu poder de influência. Então, nada melhor do que aproveitar isso para incentivar bons comportamentos e mudanças de hábitos – principalmente com o objetivo de promover a sustentabilidade e, também, de ajudar quem mais precisa. Além de conquistar resultados expressivos dentro das quatro linhas, queremos ser um exemplo de clube cidadão fora delas”, salientou o vice-presidente de marketing da Chapecoense, Valdir Lucatelli.
O material de descarte pode ser depositado em tonéis (lixeiras identificadas) posteriormente, será separado e vendido para a empresa Alcaplas, que garantirá a destinação correta aos resíduos. O valor arrecadado será integralmente entregue às causas sociais contempladas pelo programa Novos Caminhos da FIESC e do Tribunal de Justiça de Santa Catarina – vara da Infância e Juventude.
O gerente do SENAI, SESI e IEL na Regional Oeste, Jardel Carminatti, enfatizou que a iniciativa visa impulsionar o crescimento econômico e social. “Esta parceria fortalece o compromisso da Federação com uma atuação pró-ativa e colaborativa, promovendo ações socioambientais para fomentar o desenvolvimento econômico e social do estado. Além disso, contribui por meio desta ação com o Programa Novos Caminhos, cujo objetivo é transformar a realidade de crianças e adolescentes em situação de acolhimento, para que conquistem uma vida digna e autônoma”.
De acordo com o CEO da Dalla Cervejaria, Bráulio Dalla Vecchia, a empresa aderiu a uma tecnologia pioneira no que se refere as embalagens de cerveja para poder apoiar o projeto. “A Dalla Cervejaria – empresa orgulhosamente chapecoense e parceira da Chape há muitos anos – trouxe como primeira cervejaria do Brasil uma tecnologia europeia para as suas embalagens, com foco na sustentabilidade. Toda ação e parceria que envolve o apoio ao meio-ambiente será abraçada pela Dalla, pensando principalmente nas gerações futuras,” evidenciou.
O diretor executivo da Brasplast Embalagens, Artur Deiss Neto, destacou que o projeto facilita um dos grandes desafios da indústria como a educação sobre a reciclagem correta do plástico. “Estamos muito felizes e honrados em poder colaborar com a Chapecoense neste projeto. Essa parceria nos permite unir forças para promover a conscientização ambiental e incentivar a reciclagem. Nosso objetivo é evoluir continuamente e trazer um impacto social positivo através dessas iniciativas. Acreditamos que juntos podemos fazer a diferença e contribuir para um futuro mais sustentável”, pontuou o diretor.
“Estamos orgulhosos em fazer parte desta ação que não só ajuda a preservar o meio ambiente, mas também destaca a importância do cuidado com os resíduos plásticos," enfatizou o fundador e diretor da Alcaplas, Alceu Lorenzon que ainda frisou que apoiar a iniciativa vai ao encontro de um dos lemas da empresa: “transformar para preservar”. "Acreditamos que ações como essa, podem gerar grandes impactos e inspirar mais pessoas sobre a importância da reciclagem em nossa comunidade,” concluiu Lorenzon.
NOVOS CAMINHOS
O Programa Novos Caminhos iniciou em Chapecó no ano de 2013. É uma iniciativa da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (CEIJ/TJSC), Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), com apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), Associação Catarinense de Medicina (ACM), Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (FECOMÉRCIO), SENAC e SESC; Fundação ESAG, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), Federação da Agricultura e Pecuária de SC (FAESC) e Centro de Integração Empresa-Escola de SC (CIEE).
A parceria entre as entidades tem como finalidade qualificar e profissionalizar os adolescentes inseridos em serviços de acolhimento com idade a partir de 14 anos. O programa também abrange os egressos (até um ano do seu desligamento) e fortalece as redes de apoio ao adolescente. Os Sindicatos Patronais filiados à FIESC contribuem, por meio das empresas associadas, na inserção dos adolescentes no mercado de trabalho.
*Com informações da assessoria de comunicação da Associação Chapecoense de Futebol.
A proposta “Chape Sustentável – Um gol pela natureza” destinará valores ao Programa Novos Caminhos.
Veja também
Nesta quarta-feira (30): Seminário regional do Senar/SC discute Bovinocultura de leite durante o 2º Tec Agro 29/Nov/202229/11/22há 2 anos Terça-feira, 29 de Novembro de 202229/11/2022O Sistema Faesc/Senar-SC (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) promoverá na quarta-feira, dia 30 de novembro, o Seminário Regional da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) com foco para a bovinocultura de leite. O evento faz parte da programação do 2º TEC AGRO e......
Xanxerê assina Pacto pela Inovação através do Programa Cidade Inovadora do SEBRAE07/Out/202207/10/22há 2 anos Sexta-feira, 07 de Outubro de 202207/10/2022Fomentar e promover o talento empreendedor e inovador, criar um ambiente favorável aos negócios a partir do marco legal, da lei de inovação local e incentivos regionais. Esses são alguns dos objetivos buscados através......
Sicredi Região da Produção oferece linhas especiais de crédito no Leilão Bovicorte06/Abr/202206/04/22há 3 anos Quarta-feira, 06 de Abril de 202206/04/2022A Sicredi Região da Produção RS/SC/MG é parceira do IV Leilão Leilão de Gado de Corte (Bovicorte) que ocorre neste sábado (9), no Parque de Exposições Efapi, em Chapecó. O evento é......