Postado em 12 de Fevereiro de 2020 às 17h14

Sistema Faesc/Senar-SC participa do 25º Show Tecnológico Copercampos

Evento reúne 150 expositores e tem público estimado de 17 mil pessoas

Com o objetivo de apresentar as novidades tecnológicas no agronegócio, ocorre nesta semana o 25º Show Tecnológico Copercampos, promovido pela Cooperativa Regional Agropecuária de Campos Novos (Copercampos) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc). A feira reúne 150 expositores e tem público estimado de 17 mil pessoas.
“O evento é uma grande oportunidade para os produtores rurais, pois terão diversas tecnologias disponíveis para a produção de milho, soja e feijão. Além de orientações de como aplicar devidamente os produtos, também poderão conhecer ferramentas de controle de pragas e de gestão digital. Essas atividades servem como modelo para um crescimento promissor no Agro”, destaca o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC José Zeferino Pedrozo.
Para receber os visitantes e apresentar as novidades desse setor, o Sistema Faesc/Senar-SC estruturou seu estande com informações sobre todos os programas disponibilizados pela instituição. Além de orientações sobre Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), com a presença de técnicos de campo da ATeG bovinocultura de leite e de bovinocultura de corte e do Sindicato Rural de Campos Novos.
Esse programa atende mais de 4.000 produtores rurais com o objetivo de aplicar técnicas de produção e de gerar o desenvolvimento econômico. A ATeG é desenvolvida em duas fases. Na primeira, cada técnico de campo atende até 30 propriedades rurais por mês durante dois anos. As visitas mensais têm duração de quatro horas. Na segunda fase, as visitas são bimestrais no período de 24 meses.
Para atender os produtores rurais em Santa Catarina, a ATeG conta com 120 técnicos de campo (88 homens e 32 mulheres). Desses, 67 são médicos veterinários; 37 engenheiros agrônomos; 11 zootecnistas; dois engenheiros de aquicultura; dois técnicos apícolas e um engenheiro ambiental, sendo que 64 são graduados, 37 especialistas, 15 mestres, dois técnicos e dois doutores.
“É fundamental apresentar aos visitantes as experiências com a ATeG. Os produtores atendidos pelo programa estão satisfeitos. Eles ressaltaram a importância das visitas técnicas, desde o diagnóstico individual das propriedades até a metodologia aplicada e avaliaram positivamente a motivação que recebem para cumprir com os desafios propostos”, ressalta a coordenadora de assistência técnica e gerencial Paula Araújo Dias Coimbra Nunes. A coordenação do programa
Durante o evento também serão explanadas informações sobre o Curso Técnico em Agronegócio. A capacitação é realizada em quatro semestres na modalidade a distância totalizando 1.230 horas e tem abrangência em 12 polos de apoio presencial de Santa Catarina. Aborda temas como introdução ao agronegócio, administração rural e técnicas de produção vegetal, gestão de pessoas, contabilidade rural, políticas públicas para o agronegócio, legislação agrária e ambiental, associativismo, cooperativismo e sindicalismo e técnicas de produção animal.
Outra novidade que contribui para a qualificação dos produtores rurais é o primeiro polo de ensino catarinense da Faculdade de Tecnologia CNA, localizado no município de São Joaquim. As inscrições para o processo seletivo dos cursos de graduação em Gestão do Agronegócio, Processos Gerenciais, Gestão Ambiental e Gestão de Recursos Humanos estão abertas até 21 de fevereiro. Estão disponíveis 350 vagas por curso e o investimento mensal será de R$ 179,00. As capacitações também serão realizadas na modalidade à distância, com aulas online e aplicação de uma prova por semestre no polo de São Joaquim.
“O nosso objetivo é gerar oportunidades aos produtores rurais. O curso técnico promovido pelo Senar/SC e a graduação em Gestão do Agronegócio permitem que o aluno conheça a realidade rural, faça o diagnóstico das propriedades e desenvolva as potencialidades do seu empreendimento, promovendo a qualidade e o crescimento da produção. Essas atividades evidenciam os principais eixos do Show Tecnológico Copercampos: tecnologia, agricultura, pecuária e negócios”, conclui Pedrozo. 

Veja também

Alcance os resultados almejados com o Empretec16/01/23 Seminário será realizado de 20 a 25 de março, em São Miguel do Oeste, no extremo-oeste catarinense...

Voltar para (Blog)