Sindicont Chapecó: 25 anos contribuindo com o setor contábil
Entidade foi fundada em 16 de outubro de 1996. Programação nesta sexta-feira (15) comemora o aniversário
O Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont) completa 25 anos neste sábado (16). Foi fundado em 16 de outubro de 1996, abrange 30 municípios e ultrapassa a marca dos 130 profissionais associados. O Sindicont Chapecó surgiu com a Associação Profissional dos Contabilistas de Chapecó, fundada em 12 de dezembro de 1980 pelos proprietários de escritórios de contabilidade e profissionais do setor contábil. Em 1996, sucedeu a investidura sindical.
Para marcar a data, a entidade promove um jantar comemorativo nesta sexta-feira (15), às 20 horas, no Restaurante Tabajara, em Chapecó. O encontro reunirá dirigentes, associados, parceiros e colaboradores. Haverá homenagem aos ex-presidentes que, junto com os diretores, construíram a história do Sindicont. Lideraram essa trajetória Avaci Gazoni (gestão 1996 a 2006), Valdir Bazzi (in memoriam, gestão 2006 a 2009), Dalvair Anghében (gestão 2009 a 2012), Alcindo Oliveira Lopes (gestão 2013 a 2016), Sônia Innocente Disner (gestão 2017 e 2018), Gelson Luiz Dal Ri (gestão 2019 e 2020) e atualmente Everton Bortolotto (2021 a 2022).
O presidente da entidade, Everton Bortolotto, grifa que atuar em prol da classe contábil é o que move o Sindicont nestes 25 anos. “Cada diretoria que passou pelo Sindicont deu o seu melhor para contribuir com a formação profissional, para atender reivindicações e promover eventos de conhecimento e de confraternização. É neste contexto que o Sindicont atua e busca, nestes 25 anos, facilitar a vida dos associados. Para isso, desenvolve diversas iniciativas”.
O Projeto Educação Continuada é uma das principais ações que proporciona acesso ao conhecimento e atualização aos profissionais da contabilidade. A iniciativa é oferecida por meio do Programa de Educação Sistema Fecontesc. O Sindicont também atua na aproximação com os acadêmicos e futuros contabilistas. Uma das iniciativas voltadas a essa aproximação é o Encontro Regional de Ciências Contábeis (Erccont), promovido a cada dois anos, em parceria com instituições de ensino superior da região. O evento conta sempre com palestrantes de renome nacional que possibilitam a troca de conhecimento entre mercado e sala de aula. O Sindicont participa de várias entidades. Uma delas é o Centro Empresarial Chapecó (CEC). Também busca aproximação maior junto aos órgãos públicos municipal, estadual e federal.
Bortolotto ressalta que nestes 25 anos o Sindicont conquistou muitas experiências e conquistas para a classe contábil da região. Durante esse período muita coisa mudou, mas a profissão só cresceu. “Atualmente, o contador é muito valorizado em instituições públicas e privadas, empresas e entidades. Com a pandemia e os desafios que se apresentaram, o profissional foi mais valorizado, pois em períodos como esse o contador tem uma função ainda mais importante nas empresas: com sua expertise, ajuda a criar estratégias financeiras de sobrevivência”, realça.
A presença do contador é cada vez mais necessária para a sociedade e para as empresas. O profissional de contabilidade deixou de ser aquele que basicamente fazia a declaração de impostos e outras obrigações legais. Atualmente, tem entre seus principais objetivos informar os empresários e líderes envolvidos na administração de empresas, entidades e poder público a situação do patrimônio, perspectivas de lucro, o atual cenário econômico, entre outras informações necessárias para a tomada de decisões assertivas no âmbito gerencial.
FUTURO
Em dezembro 2015 uma conquista marcou a história da entidade: a compra do terreno para construção de uma sede. O imóvel está localizado no bairro Jardim Itália e conta com 360 metros quadrados. A aquisição fez parte de um planejamento que projeta a entidade para os próximos anos. Assim, a classe contábil terá um espaço próprio para atender as necessidades dos associados e demonstrar, a partir de instalações adequadas, a sua grandeza e representatividade na região. Em agosto deste ano, em assembleia geral extraordinária, foi aprovada a contratação de projeto arquitetônico e de engenharia para a construção da futura sede da entidade.
“Muito já foi conquistado. Porém, temos um longo caminho a percorrer, sempre em busca de aprimoramento, tanto como entidade quanto profissionais. Comemorar os 25 anos significa entender que a nossa entidade não é mais inexperiente em suas ações e tem uma história sólida e consolidada”, finaliza Bortolotto.
Veja também
Nota da Faesc – 24.06.2224/Jun/202224/06/22há 2 anos Sexta-feira, 24 de Junho de 202224/06/2022 A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) vem manifestar-se publicamente em face do novo patamar de preços que o leite e os demais produtos lácteos alcançaram, ultimamente, no mercado interno. Contra a vontade dos produtores rurais e das indústrias de laticínios, vários fatores adversos, ao longo dos......