Postado em 30 de Janeiro de 2023 às 10h43

Programa Agente Territorial Sebrae: Vargeão aposta em estratégias de incentivo e expansão dos micro e pequenos negócios

Entrega da agenda setorial foi feita ao prefeito de Vargeão, Volimir Felipe.

As micro e pequenas empresas impactam diretamente no desenvolvimento econômico dos municípios onde estão inseridas. No Brasil são cerca de 20 milhões de Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP). Somente em Santa Catarina são mais de 600 mil. Os números mostram a força dos empreendedores catarinenses e o Sebrae/SC é um ator importante nesse processo, uma vez que desenvolve intenso trabalho de valorização e impulsionamento da modalidade jurídica.
Uma das ações de incentivo aos empreendedores é o Programa Agente Territorial Sebrae (ATS) que atua com foco na implementação e continuidade de programas e projetos contidos na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (Lei 123/2006). O ATS também faz um mapeamento para identificar os principais setores econômicos do município e, a partir disso, é elaborada a agenda setorial com objetivos e estratégias para alavancar o desenvolvimento sustentável do município.
Na região oeste de Santa Catarina, muitos municípios estão aderindo a agenda setorial do ATS. Recentemente, o município de Vargeão também aderiu ao programa. A entrega foi feita pelo agente territorial do Sebrae/SC Leandro Dela Piccolla, o gestor regional do programa ATS Réges Chimello, a consultora credenciada ao Sebrae/SC Simone Grobe,e a gestora regional do programa Cidade Empreendedora na gerência regional oeste do Sebrae/SC, Gabriela da Costa Hemming.
O prefeito Volmir Felipe e o secretário de Administração Maicon Berté receberam a agenda. “Ao aderir o ATS queremos aplicar iniciativas que desenvolvam e melhorem atividades da indústria, comércio e agricultura de nosso município. A nossa expectativa é que isso impulsione o desenvolvimento local com a possibilidade também de melhoria dos projetos já existentes, trazendo assim mais eficiência e eficácia ao que é feito em Vargeão”, observa.
Segundo o chefe do Executivo, o objetivo final é alcançar melhorias no município a curto e longo no prazo, diante das demandas apresentadas. “Acreditamos que o ATS apresentará soluções pontuais que farão a diferença na nossa economia local”, complementa.
EXPANSÃO DA ECONOMIA
Conforme o gestor regional do ATS no oeste catarinense, as ações do programa auxiliam no mapeamento e fortalecimento de lideranças e estimulam a valorização do comércio, impulsionando a economia local com foco no empreendedorismo. “A intenção é mostrar a importância da expansão dos MEIs, a fim de que cresçam e, consequentemente, aumentem a participação na economia”, frisa Chimello.
“O ATS proporciona aos micro e pequenos empresários um ambiente propício para o seu desenvolvimento. Com consultorias e acompanhamento de estratégias de desenvolvimento econômico, o trabalho do Agente Territorial Sebrae auxilia em políticas públicas e com a articulação de uma rede de agentes regionais de implemento ao empreendedorismo”, enfatiza o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site

Foram identificadas as prioridades econômicas do município para elaborar a agenda setorial com foco no desenvolvimento local.

Veja também

NOTA OFICIAL SINDICARNE12/06/20 O Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados no Estado de Santa Catarina - SINDICARNE representando o setor agroindustrial de produção de suínos, neste momento diferenciado, vem apresentando resultados positivos na exportação de proteína animal, com patamares históricos para Santa Catarina.   Estes resultados são sempre fruto da......

Voltar para (Blog)