Simpósio “Oeste Sem Sonda” dissemina tecnologias avançadas em urologia
A Unimed Chapecó patrocina o evento, que reforça a importância da atualização científica
Contribuir para a retomada da qualidade de vida desses pacientes é o propósito que motivou a realização do Simpósio “Oeste Sem Sonda”.
Dificuldades para urinar, noites mal dormidas pela necessidade constante de acordar para ir ao banheiro. Eventualmente, obstrução total da bexiga, sendo necessário o uso de sonda e bolsa coletora de urina, levando à flagrante perda de autonomia e na qualidade de vida. Estes são alguns dos cenários dos pacientes que sofrem com problemas relacionados ao aumento prostático benigno (HPB).
Contribuir para a retomada da qualidade de vida desses pacientes é o propósito que motivou a realização do Simpósio “Oeste Sem Sonda”. O evento acontecerá nos dias 8 e 9 de agosto (sexta-feira e sábado), no Hotel Kindermann, em Chapecó e vai reunir médicos urologistas. Por compreender a importância da atualização científica e da prevenção, a Unimed Chapecó é patrocinadora do evento.
O coordenador do evento, médico urologista e cooperado da Unimed Chapecó, Dr. Marcelo Zeni, explica que a proposta iniciou em 2024 com caráter prático, educativo e assistencial filantrópico. “Buscamos disseminar tecnologias avançadas em urologia, como o laser de alta potência e, ao mesmo tempo, promover uma ação social ao beneficiar pacientes que aguardam por cirurgias. Alguns deles serão submetidos gratuitamente a procedimentos minimamente invasivos, que utilizam tecnologias que não estariam disponíveis habitualmente a esse público”, antecipa o especialista.
O evento tem como foco a urologia de alta complexidade e minimamente invasiva para o tratamento de doenças da próstata e litíase urinária (pedras nos rins). A programação técnica contempla aulas expositivas teóricas ministradas por convidados nacionais e internacionais, além da transmissão ao vivo de cirurgias realizadas no Centro Cirúrgico, com acompanhamento e discussão entre os especialistas, em tempo real.
Entre as principais temáticas, o Dr. Marcelo destaca a abordagem moderna da hiperplasia prostática benigna (HPB) e litíase urinária, técnicas de enucleação a laser, acesso às tecnologias avançadas em urologia, casos clínicos e experiências regionais. “Esses temas foram definidos a partir das demandas assistenciais identificadas no Oeste catarinense, alinhadas com a atualização científica e a realidade prática do território”, explica.
De acordo com o coordenador do evento, a parceria com a Unimed Chapecó é essencial, tanto pelo suporte institucional quanto pelo compromisso com a medicina de qualidade e centrada no paciente. “Ao apoiar o Simpósio, a cooperativa demonstra sua responsabilidade social e seu papel ativo na transformação do cuidado em saúde”, finaliza o Dr. Marcelo.
Senar/SC abre inscrições para mais de 60 cursos gratuitos no Sul catarinense 25/Nov/202225/11/22há 2 anos Sexta-feira, 25 de Novembro de 202225/11/2022As ações de incentivo à profissionalização e desenvolvimento do campo seguem no mês de dezembro. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à......