Postado em 23 de Dezembro de 2020 às 14h57

Sicredi Região da Produção RS/SC/MG avalia ações e programas sociais realizados no ano

Cooperativa destinou mais de R$ 500 mil do Fundo Social para 18 hospitais e entidades de saúde

Promover o desenvolvimento social dos municípios onde atua e contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos associados está na essência do Sicredi, além de contemplar o 5º e o 7º princípios do cooperativismo (Educação, formação e informação e Interesse pela comunidade). Por isso, mesmo em um cenário desafiador, a Sicredi Região da Produção RS/SC/MG continuou realizando diversas ações e programas sociais em 2020 para apoiar e permanecer próxima das comunidades.
FUNDO SOCIAL
Uma das iniciativas foi a destinação do Fundo Social de mais de R$ 500 mil para 18 hospitais e entidades de saúde da área de atuação da Cooperativa, para a compra de materiais e equipamentos de combate à covid-19.
MULHERES
O Comitê Mulher e o Programa Ação Mulher foram duas frentes permanentes promovidas pela Cooperativa para incentivar lideranças femininas, com olhar para o empoderamento, por meio do empreendedorismo. Neste ano, os trabalhos foram a distância, instigando as participantes a reflexões sobre aspectos da vida pessoal, financeira e social. Mais de 200 mulheres foram conectadas em uma jornada de três meses, discutindo temas de interesse coletivo.
A UNIÃO FAZ A VIDA
No município de Três Palmeiras/RS, a Cooperativa desenvolve o Programa A União Faz a Vida, em parceria com a Secretaria de Educação. Mais de 800 crianças e adolescentes são encorajadas a serem protagonistas do seu aprendizado, explorando assuntos de interesse comum.
COOPERATIVA ESCOLAR
A Rondinela é a primeira cooperativa escolar da Sicredi Região da Produção, nascida em 2019 no município de Rondinha/RS. Configura-se como um espaço para estimular o empreendedorismo e a lideranças dos jovens alunos da Escola Francisco Mariano Braga. Nesse ano, os sócios trabalharam virtualmente em várias atividades de intercooperação, com o olhar sempre voltado para a sua comunidade.
COOPERAÇÃO NA PONTA DO LÁPIS
O pilar da educação financeira também foi fortalecido por meio do Cooperação na Ponta do Lápis. Um programa simples, prático, com conceitos de educação financeira aplicáveis ao dia a dia das empresas e das famílias, reflexões sobre hábitos e comportamentos de consumo, experiências e dicas práticas para a construção de uma vida financeira mais sustentável e próspera. Foram oportunizados muitos momentos com os associados, cheios de informação e de conteúdo para uma vida financeira mais consciente.
COMUNIDADE
Além destas, muitas outras atividades e campanhas de interesse comum foram executadas. Para o presidente Saul Rovadoscki, caminhar lado a lado com os associados, apoiando e entendendo as necessidades das comunidades é o maior diferencial do cooperativismo.
“Sem dúvidas esse interesse genuíno de entender os associados, de estar junto das comunidades nos momentos mais difíceis e desafiadores, nos enche de gratidão, pois é o nosso propósito sendo colocado em prática. Esse é o papel, a verdadeira razão de existir do cooperativismo, o seu diferencial perante outras instituições”, afirmou.
 

Veja também

Voltar para (Blog)