Postado em 22 de Novembro de 2019 às 17h21

Gestão de estoque: potencializa resultados financeiros e operacionais

A gestão do estoque nas empresas está diretamente associada à eficiência do negócio, por isso ao realizar os procedimentos adequados há melhoria dos resultados operacionais e financeiros. Para orientar os profissionais de empresas de micro e pequeno porte a implantar técnicas eficientes para selecionar e aplicar ferramentas alinhadas aos objetivos dos negócios foi realizada, nesta semana, a capacitação sobre “Gestão de estoques”, no município de Saudades. O curso foi promovido pelo Sebrae/SC, pela ACISC, pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Saudades (CDL) e pelo Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG por meio do Fundo de Desenvolvimento Regional.
Para a consultora credenciada ao Sebrae/SC e instrutora dessa capacitação, Tânia Smaniotto Sangoi, o planejamento do controle de estoques deve ser realizado como uma medida preventiva e aliada a um conjunto de processos da empresa. “Uma situação relevante aos empreendedores é sair do achismo de sucesso ocasional para viabilizar possibilidades formais de planejamento que ampliam o acerto para o futuro empresarial e reduzem os riscos de insucesso”, comentou.
Na falta desse gerenciamento o negócio sofrerá consequências, a exemplo de falta de matéria-prima para produção ou de produtos para venda, o que resultará na demora da entrega da mercadoria para o cliente. Além disso, o excesso de estoque prejudica o fluxo de caixa da empresa ao imobilizar o capital de giro. “Quando o estoque é elevado utiliza-se um espaço físico que pode prejudicar a produção ou ainda retira a possibilidade de utilizar o local para demonstração de produtos ou área de venda”, comentou.
Tânia explicou que além da necessidade de controle físico do estoque é necessário adotar técnicas como a definição de estoque mínimo, a codificação correta dos materiais por grupos e subgrupos, o acompanhamento do histórico de consumo ou venda do produto para fazer compras futuras e a definição de reposição de mercadorias.
“O gestor deve sempre estar atento para a sazonalidade do produto e da demanda, além de manter parcerias com fornecedores confiáveis, que preferencialmente cumpram com os prazos de entrega. Assim, com as técnicas apresentadas e o conhecimento do negócio viabilizará uma boa gestão de estoque”, argumentou.
O curso foi divido em 12 horas de instrutoria e 2 horas de consultora, exclusivamente para os associados ACISC/CDL de Saudades. “A participação foi ótima, pois os participantes procuraram esclarecer as dúvidas sobre o assunto. Também ocorreu o engajamento com os grupos de trabalho e foi nítida a preocupação com a situação da empresa de modo geral para gerir esse processo”, avaliou ao enfatizar que a gestão de estoque não é apenas comprar, mas sim gerenciar a empresa e interagir com todas as áreas.

Veja também

Voltar para (Blog)