Sicredi está entre as instituições que mais liberaram recursos ao agronegócio
Cooperativa de crédito se destaca como especialista no setor
O setor que mais cresce no Brasil – o agronegócio – conta com o aporte de recursos do Sicredi para o desenvolvimento da produção agrícola nacional. O Sistema financeiro cooperativo tem mais de 4,5 milhões de associados e destacou-se à nível nacional no ranking de desembolsos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no último ano.
A instituição conquistou o 1º lugar no total de operações indiretas realizadas para Pessoa Física (PF) e nos repasses dos Programas Agrícolas do Governo Federal, com destaque para a 1ª posição em concessões de crédito para o Pronaf Investimento, Inovagro, Moderagro e Pronamp Investimento. No total das Operações Indiretas do BNDES, o Sicredi ocupou o 2° lugar.
Além do reconhecimento pelo BNDES, o Sicredi também se destacou no ranking da Federação Brasileira dos Bancos (FEBRABAN) sobre Crédito Rural. Na lista, a cooperativa foi a 2º maior instituição financeira na concessão de crédito destinado ao agronegócio, no ano de 2020. O saldo da carteira de crédito para o setor alcançou R$ 31,5 bilhões no período.
SICREDI REGIÃO DA PRODUÇÃO
A Sicredi Região da Produção RS/SC/MG – uma das cooperativas do Sistema – também tem forte atuação no segmento e, conforme o assessor de agronegócio da cooperativa, Alcione Kinchtner, um dos fatores do bom desempenho se deve à trajetória e ao conhecimento da cooperativa no setor.
“As cooperativas do Sistema Sicredi nasceram de uma necessidade do homem do campo e, ao longo dos anos, nos tornamos especialistas no setor do agronegócio. Hoje, já ocupamos posições de destaque em liberação de recursos que apoiam o produtor, em todas as fases da sua atividade, seja com recursos para custeio ou investimento. Temos agências segmentadas, com colaboradores que possuem vasto conhecimento na área, preparados para entender as necessidades e demandas do dia a dia do produtor”, destacaKinchtner.
Entre as soluções ofertadas pela Sicredi para o desenvolvimento das atividades dos produtores, estão o crédito para custeio pecuário e de lavouras, além do investimento em inovação tecnológica nas propriedades, seguro agrícola e consórcios. O produtor associado pode acessar os recursos, com taxas justas, para investir em maquinário, infraestrutura, melhoria das pastagens, conservação do solo, entre outras necessidades.
Para o presidente da Sicredi Região da Produção, Saul João Rovadoscki, um dos maiores diferenciais da cooperativa no setor é o relacionamento próximo com os associados do campo. “O relacionamento simples, próximo e com interesse genuíno nos permite conhecer a realidade e atender as necessidades dos agricultores de maneira mais assertiva, desde o pequeno até o grande produtor. Assim, ele consegue maior rentabilidade, gera mais empregos e fomenta a economia local”, afirma Rovadoscki.
Veja também
Avicultura brasileira tem potencial para avançar no mercado internacional04/Abr/202304/04/23há 2 anos Terça-feira, 04 de Abril de 202304/04/2023Presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, salientou a importância de o Brasil avançar nos acordos comerciais para ganhar mais competitividade...
Reformas tributária e administrativa: se não for agora, será quando?11/Ago/202011/08/20há 4 anos Terça-feira, 11 de Agosto de 202011/08/2020 Neste ano, os brasileiros já pagaram aproximadamente R$ 1,2 trilhão em tributos, compreendendo impostos, taxas e contribuições, incluindo as multas,......