Postado em 16 de Junho de 2020 às 17h14

Marema aprimora pequenos negócios com Sala do Empreendedor

Para contribuir com um ambiente local favorável para o desenvolvimento econômico a Prefeitura de Marema, no oeste catarinense, inaugurou nesta semana a Sala do Empreendedor, situada no novo prédio da Administração Municipal. O serviço faz parte do Programa Cidade Empreendedora, executado pelo Poder Público e pelo Sebrae/SC com a intenção de fomentar o comércio local, aprimorar os pequenos negócios, diversificar as atividades econômicas e incentivar o empreendedorismo.
A estrutura recém-inaugurada é um elo entre o poder público e os empresários. Entre os serviços disponibilizados estão atualização de informações, auxílio burocrático para abertura ou fechamento de empresas, emissão de documentos e oportunidades de capacitação em temas que envolvem a formalização de negócios. “Essa é mais uma conquista que marca os 32 anos de Marema. Neste mês temos diversos motivos para comemorar como a instalação da primeira empresa na área industrial, que realizou recentemente sua primeira entrega de carga”, celebrou o prefeito Adilson Barella.
De acordo com o gestor municipal, tanto no Poder Público quanto na administração empresarial é fundamental ter planejamento e foco para atingir metas e objetivos. “Acreditamos no potencial do setor empresarial local e incentivamos os empreendedores para que aproveitem esse espaço voltado a quem almeja o progresso. Determinação é um dos pilares para o sucesso e com o apoio é mais fácil trilhar esse caminho, por isso contribuímos para o desenvolvimento do município. Esperamos que essa parceria com o Sebrae/SC resulte em bons frutos para toda a sociedade”, comentou o prefeito.
Marema tem 2.000 mil habitantes e conta com mais de 160 empresas, sendo 64 microempreendedores individuais (MEIs). As principais atividades econômicas são comércio, transporte rodoviário de carga, obras de alvenaria, serrarias, contabilidade, salões de beleza, instalação de máquinas e equipamentos. “Mesmo o município sendo pequeno o ideal é orientar para que os empresários iniciem seus negócios da maneira correta e com planejamento para minimizar os desafios futuros. Esperamos que essa nova estrutura contribua para a prestação das demandas dos munícipes”, enfatizou o secretário de administração Pitágoras Argenti.
Para ogerente de desenvolvimento regional do Sebrae/SC, Paulo Rocha, o empreendedor de Marema está bem assistido e contemplado com as ações do Programa Cidade Empreendedora. “O Sebrae/SC tem como estratégia estar mais próximo dos pequenos empresários catarinenses e essa parceria é viabilizada pela Sala do Empreendedor. O espaço de interação é uma porta de entrada aos empresários que terão todo apoio do Poder Público e do Sebrae/SC para se desenvolver e gerar riqueza”.
Programa Cidade Empreendedora
O Programa Cidade Empreendedora - Basic é uma versão compacta com foco na atuação da aplicação da Lei Complementar Federal 123/06 (Lei Geral da Micro e Pequena Empresa – MPE). Em Marema são desenvolvidas ações com base em quatro eixos principais: aprimoramento de lideranças ou atores do desenvolvimento, adequação dos procedimentos para promover a desburocratização, implantação da Sala do Empreendedor e melhoria dos processos de compras governamentais.
“Agradecemos o empenho de todos os servidores municipais que se comprometeram com o programa para disponibilizar instrumentos e oportunidades de suporte aos empreendedores. A Sala do Empreendedor contribuirá para projetar e estruturar dias melhores à economia local”, observou o gerente regional do Sebrae/SC no oeste Enio Albérto Parmeggiani.

Veja também

Região de Lages amplia em 494% a produção de trigo05/11/21 Considerada a nova fronteira agrícola de Santa Catarina, a região de Lages amplia a produção de trigo em 494%. As estimativas do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa) apontam para uma colheita de 7,6......

Voltar para (Blog)