Postado em 13 de Julho de 2021 às 15h18

Setor agroindustrial é fortalecido em Galvão

O município de Galvão, no oeste catarinense, iniciou as consultorias para implantação e adequação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de produtos de origem animal e vegetal. O trabalho será realizado em três etapas: diagnóstico dos serviços de inspeção e agroindústrias; definições para implementação do serviço de inspeção e orientações sobre as legislações. Essa é uma solução das verticais estratégicas – Cidade Agro – do Programa Cidade Empreendedora, executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.
Até o momento foi realizada apresentação da solução e a sensibilização dos gestores executivos do município para pactuação do cronograma de trabalho que será realizado na primeira etapa da consultoria até 30 de novembro de 2021. Também iniciou o Diagnóstico do SIM e das agroindústrias locais para identificar o perfil do público, as dificuldades e as funcionalidades do serviço de inspeção. Com base nas informações coletadas serão definidas, juntamente com os gestores municipais, as estratégias de ação e as próximas ações da consultoria.
Para o consultor credenciado ao Sebrae/SC, Rogério Ern, ter um Serviço de Inspeção Municipal adequado e qualificado contribuirá para uma inspeção sanitária descentralizada, que respeita a diversidade de produtos e a cultura dos empreendimentos agroindustriais e artesanais de Galvão. “Isso traz aos produtos locais melhoria da qualidade, agregação de valor, segurança sanitária aos alimentos produzidos e comercializados no município. Também fortalece a própria identidade dentro do território e aqueles produtos ou agroindústrias artesanais com possibilidade de acesso ao Selo Arte – certificado de identidade e qualidade –, terão a possiblidade da venda intermunicipal ou interestadual”, enaltece.
O conjunto de ações, segundo o consultor, proporciona mais qualidade ao serviço público e às políticas públicas para a agroindustrialização da produção local, além de potencializar a arrecadação do município e valorizar os produtos. “A formalização das pequenas agroindústrias traz para o processo como um todo o fortalecimento do setor para Galvão”, ressalta.
Nesta etapa também ocorreu visita em algumas unidades agroindustriais do município. Segundo o consultor, foi possível identificar a vocação para a agroindustrialização em pequenos empreendimentos e com possibilidade de atendimento do SIM: laticínios – produção de queijo; embutidos e processamento de produtos cárneos; mel e derivados; sucos de frutas e unidades de processamento de panificados e massas.
“Atualmente nenhum estabelecimento foi inspecionado, então, isso proporcionará não apenas uma qualificação da agroindústria, mas também mostrará a eficiência do município, a preocupação de desenvolvimento desse setor garantindo segurança sanitária aos alimentos produzidos e comercializados em Glavão e na região”, comemora o consultor credenciado ao Sebrae/SC.
De acordo com o prefeito Admir Edi Dalla Cort a expectativa com o Programa Cidade Empreendedora é acelerar os processos para atingir os resultados no menor tempo possível. “Nossa prioridade é apoiar o setor empresarial para que se desenvolva de maneira equilibrada, fomentar a cultura empreendedora e dar suporte para que o setor produtivo melhore seus indicadores, processos e gestão”, enfatiza.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite
 

Veja também

Voltar para (Blog)