Setembro Amarelo:campanha promove mais amor e empatia no ambiente de trabalho
Ação, realizada pela Credioeste, iniciou na tarde dessa quarta-feira, 22, e segue até o dia 29 deste mês
O que você faz para tornar melhor o seu dia e o do próximo? É a partir dessa reflexão que a Credioeste lançou, na tarde dessa quarta-feira (22), uma ação especial em alusão ao Setembro Amarelo. A iniciativa segue até o dia 29 deste mês, com o objetivo de promover mais empatia e estimular a troca de mensagens de incentivo entre os colaboradores.
Para iniciar a campanha, a Credioeste entregou flores amarelas para toda a equipe. Em cada vaso havia um cartão surpresa com o nome de uma pessoa, incentivando os funcionários a praticarem mais amor e solidariedade. A ideia é deixar bilhetes – enaltecendo as qualidades de colegas de trabalho –, chocolates e mimos. Basta usar a criatividade para propiciar momentos de alegria e parceria.
“Sabemos que é fundamental olharmos com mais carinho para outras pessoas. Abordamos assuntos que envolvem a depressão e o suicídio, especialmente, no mês de setembro. Porém, devemos lembrar que esse cuidado sempre é importante. Além de disseminar informações, é necessário praticarmos esse aprendizado. Devemos escutar mais, dialogar e orientar quem precisa desse acolhimento. Esses também são atos de amor, principalmente, nesse período difícil que enfrentamos”, afirmou a assistente administrativa da Credioeste, Osvaldina Mendes.
A revelação acontecerá na próxima quarta-feira (29). Os colaboradores devem relatar a experiência e falar sobre o seu colega. O encerramento da atividade deve acontecer com um toque de mão. “Desde o início da pandemia esse é o nosso jeito de abraçar e demonstrar amor, empatia, admiração e respeito por nossos amigos”, complementou Osvaldina.
A gerente executiva da agência, Márcia Biffi, chamou a atenção para os dados divulgados no site oficial da campanha nacional (www.setembroamarelo.com).
“Nosso País registra mais de 13 mil óbitos em decorrência do suicídio no ano. Aproximadamente, a cada 40 segundos morre uma pessoa no mundo. Estima-se que a cada três segundos alguém atenta contra sua própria vida. São números preocupantes. Devemos ficar em alerta para salvá-las. Essas pessoas passam por momentos difíceis, geralmente, por consequência de um transtorno não tratado. Enquanto família, amigos e colegas, esse olhar de cuidado e carinho é necessário”, ressaltou Márcia.
TODOS OS ANOS
A Credioeste busca abordar o tema anualmente. Em 2020, uma ação conscientizou sobre os sintomas de depressão e a importância de procurar ajuda de profissionais para cuidar da saúde emocional. “Ano passado nossos colaboradores foram motivados a cuidar de um balão durante uma semana. Ao atingir essa meta, eles estouraram o balão para ler a mensagem de incentivo. Também apresentamos os números de suicídios no Brasil e as orientações da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e do Conselho Federal de Medicina (CFM). Ano a ano inovamos nossas dinâmicas de prevenção à vida. Nossa equipe é muito engajada e leva a sério esse assunto. São informações aliadas à empatia e ao cuidado. Dessa forma, atingimos nossos objetivos e colhemos bons resultados”, afirmou o presidente da Credioeste, Ivonei Barbiero.
Veja também
Exames realizados em menor tempo, com a mesma qualidade05/Jan/202405/01/24há 2 anos Sexta-feira, 05 de Janeiro de 202405/01/2024Novos protocolos disponíveis no setor de Imagem da Unimed Chapecó proporcionam maior conforto e segurança ao paciente...
SENAR/SC promove mais de 30 cursos gratuitos no extremo oeste28/Out/202128/10/21há 4 anos Quinta-feira, 28 de Outubro de 202128/10/2021Transmitir técnicas para melhorar a gestão das propriedades e desenvolver atividades de complementação de renda. Esse é um dos propósitos dos cursos gratuitos oferecidos mensalmente aos produtores e trabalhadores do......
Sistema OCESC inicia construção de novo planejamento estratégico29/Mai/202529/05/25há 8 meses Quinta-feira, 29 de Maio de 202529/05/2025O objetivo é fortalecer ainda mais a atuação do Sistema OCESC junto ao cooperativismo catarinense (Foto: Divulgação)....