Postado em 03 de Junho de 2024 às 13h41

Sessão de negócios favorece aproximação da marca Saborense com compradores

Sessão de negócios aproxima os compradores do comércio varejista de alimentos das agroindústrias da marca coletiva Saborense. (Foto: Divulgação)

  Com o objetivo de aproximar os compradores do comércio varejista de alimentos das agroindústrias da marca coletiva Saborense foi realizado, na última sexta-feira (31), uma sessão de negócios, no Hotel Sesc Cacupé, em Florianópolis. A metodologia do evento permite que os empresários apresentem seus produtos e/ou serviços em um espaço de tempo determinando, conheçam novas empresas e aumentem sua rede de negócios. Essa iniciativa foi do Sebrae/SC com a organização da Associação de Agroindústrias Alimentícias de Santa Catarina (ASAA-SC), proprietária da marca Saborense: sabor catarinense.
  De acordo com o presidente da entidade Wolmir de Souza, que comandou a sessão de negócios, participaram representantes dos mais de 60 associados (entre agroindústrias, fornecedores e representantes comerciais) e compradores das maiores redes varejistas de alimentos da região sul do Brasil. “O evento surpreendeu positivamente. Temos certeza que acertamos na estratégia, principalmente, por proporcionar muito networking. Agradecemos a parceria do Sebrae/SC”, analisou.
  O analista de negócios do Sebrae/SC, Arildo Jacobus, recordou que pela parceria de longa data entre as instituições foram viabilizados os seguintes projetos: central de compras, capacitação gerencial, unificação de processos fiscais e tributários, desenvolvimento de uma marca coletiva – Saborense –, e lançamento de uma linha original de 13 produtos de proteína animal durante a Exposuper, em Joinville. “Agora o objetivo foi de demonstrar as características artesanais das receitas passadas de geração e produzidas pelas pequenas indústrias catarinenses”, comentou ao destacar que a ação foi possibilitada pelo Projeto Setorial de Alimentos e Bebidas da Unidade de Chapecó e também do Estado de Santa Catarina.
  HISTÓRICO
  A ASAA-SC, que depois deu origem à Cooperativa de Produção e Consumo Saborense, foi criada em 2016 com sede no município de Concórdia (SC), como projeto-piloto para a criação de uma Central de Compras e uma marca coletiva. O objetivo inicial – que se mantém até hoje – foi centralizar os pedidos de compras dos associados e, com o aumento de volume, garantir melhores margens de preços e a redução do custo operacional. Além disso, fomentar o ramo agroindustrial, estimular o crescimento de forma cooperada entre os seus associados, beneficiando toda a cadeia produtiva até o consumidor final.
  A integração da rede de pequenas agroindústrias (entre elas, frigoríficos) possibilitou a criação da marca estadual Saborense e ampliou as oportunidades das pequenas empresas por meio de uma padronização de produtos e processos capazes de assegurar qualidade em todas as etapas e no produto final. O que assegura ao consumidor qualidade, disponibilidade de itens e uma característica cultural e familiar que é específica deste segmento. A criação do conceito da marca coletiva teve apoio do Sistema “S” (Sebrae, Faesc/Senar, Fiesc/Senai, Senac) e Unochapecó. Em 2020, foi instituída a marca coletiva, com identidade própria e formalizada a cooperativa para centralizar as vendas dos produtos. 

A metodologia permite que os empresários apresentem seus produtos ou serviços, conheçam novas empresas e aumentem sua rede de negócios. (Foto: Divulgação)

Participaram representantes dos mais de 60 associados e compradores das maiores redes varejistas de alimentos da região sul do Brasil. (Foto: Divulgação)

Veja também

J.A. Equipamentos expõe novas tecnologias na Mercoagro 202013/01/20 A J.A. Indústria e Comércio de Máquina está sediada em Chapecó (SC) e atua com as indústrias de processamento e industrialização de produtos cárneos, entre eles frangos, bovinos, suínos e......

Voltar para (Blog)