Vilmar Luiz Mattiello é o novo presidente do OSB-Chapecó
Vilmar Luiz Mattiello foi eleito e empossado como novo presidente do Observatório Social do Brasil de Chapecó (Foto: divulgação).
Vilmar Luiz Mattiello foi eleito e empossado como novo presidente do Observatório Social do Brasil de Chapecó (OSB-Chapecó). Durante a Assembleia Geral Ordinária, realizada na última semana na sede da entidade, também assumiram os demais membros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal. O mandato dos novos representantes será de dois anos, de 2023 a 2025.
Além de Mattiello, integram o Conselho de Administração: Fernando Ioris (vice-presidente para assuntos administrativo-financeiros), Edson Dick (adjunto), Mário Miranda (vice-presidente para assuntos institucionais e de alianças), Jandir José Biavatti (adjunto), Antonio Vivian (vice-presidente para assuntos de produtos e metodologia), Vicente Vitelmo de Freitas (adjunto), Marcel Kracker Lerner (vice-presidente para assuntos de controle social) e José Sérgio do Nascimento (adjunto).
Fazem parte da nova gestão do Conselho Fiscal, os titulares: Djalma Velho Azevedo, Ernani Zottis e Loris Bigolin. São membros suplentes: Claudio Machado Maia, Gilberto José Mário e Ednei Rebonatto. Participaram da comissão eleitoral os seguintes voluntários: Dilço Tessaro, Karine Lehrbach e Lilian C. Cândido.
NOVIDADE
No evento também foi criado o Conselho Consultivo, que será formado pelos ex-presidentes da instituição. Esse grupo terá a função de apoiar na gestão e sustentabilidade, além de aconselhar na tomada de decisão seja de problemas diários, planejamento estratégico ou deliberações futuras.
Momentos antes do ato de eleição foram empossados cinco novos voluntários ao OSB-Chapecó, que reforçarão ainda mais o corpo técnico da entidade.
ATUAÇÃO
Ao tomar posse Mattiello fez um resgate histórico sobre o propósito de existência da entidade e sobre o começo do movimento, que iniciou em 2006 em Maringá (PR), para transformar a indignação em ações de combate a corrupção. “Foi a partir do movimento social que se originou a organização não governamental intitulada de Observatório Social do Brasil, que estimula a cidadania, ética, moralidade, transparência, educação fiscal e monitoramento da aplicação dos recursos públicos, por meio do acompanhamento das ações de seus gestores”, relembrou.
Essa iniciativa se espalhou pelo Brasil unindo cidadãos voluntários com espírito observador e de mudanças em uma mesma finalidade. Atualmente, são mais de 150 Observatórios no país, com 3.500 voluntários cadastrados. Mattielo também enalteceu o pioneirismo e a atitude de Mário Miranda, que iniciou o trabalho do OSB em Chapecó. “A semente foi semeada em terra fértil, com mantenedores, parceiros e voluntários ativos, por isso os resultados são efetivos e as ações demonstram o quão assertivo fomos nessa jornada”, analisou o presidente.
Por fim, Mattiello antecipou que a atuação da nova gestão continuará pautada pelos eixos de gestão pública, cidadania e educação fiscal, ambiente de negócios e transparência (Lei nº 12.527/2011, de acesso a informação). “Precisamos voltar nosso olhar para o futuro, mas com ações no presente. Agradecemos os mais de 150 observadores voluntários que estiveram conosco e também aqueles que virão somar, porque sentirão cada vez mais orgulho em contribuir para uma sociedade mais justa, fraterna, solidária e com gestões públicas transparentes e eficientes”, destacou.
BALANÇO
Conforme relatório de ações da gestão 2021/2023, no período foram acompanhados 920 processos licitatórios, que resultaram em uma economia aos cofres públicos de R$ 82 milhões. O setor jurídico do OSB-Chapecó elaborou durante a gestão 185 documentos e a entidade participou/promoveu 221 eventos. Outra ação realizada foi o acompanhamento de 265 sessões do Legislativo Municipal, que somam 569 horas.
O ex-presidente do Conselho de Administração do OSB-Chapecó, Mário Miranda, enfatizou o Projeto Cidadania e Controle Social realizado em parceria com a Unochapecó e a Unoesc, como uma das ações de relevância no desenvolvimento da cidadania jovem entre o público acadêmico.
Vilmar Luiz Mattiello recebeu o comando da entidade por Mário Miranda (Foto: divulgação).
Assembleia Geral Ordinária da entidade (Foto: divulgação).
O ex-presidente do Conselho de Administração do OSB-Chapecó, Mário Miranda, destacou o Projeto Cidadania e Controle Social (Foto: divulgação).
Conforme relatório de ações da gestão 2021/2023, no período foram acompanhados 920 processos licitatórios, que resultaram em uma economia de R$ 82 milhões (Foto: divulgação).
Assembleia Geral Ordinária da entidade (Foto: divulgação).
Veja também
Refugiados venezuelanos são acolhidos em Chapecó28/Mai/201928/05/19há 6 anos Terça-feira, 28 de Maio de 201928/05/2019O oeste catarinense acolhe o primeiro grupo de refugiados venezuelanos que chega ao sul do Brasil. Transportados pelo Governo Brasileiro, um grupo de 81 pessoas chegou na segunda-feira (27) no Aeroporto Serafim Enoss Bertaso, de Chapecó, e outros 70 chegam nesta quarta-feira (29). No total, o grupo é formado por 150 adultos, homens e mulheres oriundos de várias regiões da Venezuela......
Mercado mundial e nacional de lácteos é avaliado por Tabajara Marcondes09/Nov/202109/11/21há 3 anos Terça-feira, 09 de Novembro de 202109/11/2021 A produção e o comércio mundial de lácteos, a produção brasileira e a atual situação de mercado foram os principais temas abordados pelo analista da Epagri, Tabajara Marcondes, durante o......