Postado em 24 de Agosto de 2022 às 16h57

SESI inicia turma de EJA em parceria com indústria e programa social

Jovens e adultos da região do bairro Quedas do Palmital, em Chapecó, têm a oportunidade de concluir os estudos


 

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
O SESI, entidade da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), iniciou neste mês uma nova turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Ensino Médio em parceria com a Nord Electric e o Programa Viver. A empresa Nord apadrinhou membros da comunidade que circunda as imediações de sua sede. Assim, jovens e adultos da região do bairro Quedas do Palmital, em Chapecó, têm a possibilidade de concluir os estudos.
“Isso demonstra a preocupação da indústria com a responsabilidade social”, frisa o gerente executivo do SESI, SENAI e IEL na regional Oeste, Jardel Carminatti. O Programa Viver é uma instituição social criada em 1993. Para as turmas do EJA, oferece a estrutura física para que a comunidade não precise se deslocar para estudar.
            O coordenador de Educação Básica na Regional Oeste e Extremo Oeste do SESI e SENAI, Marcio Gonçalves da Rosa, enfatiza que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola S – rede integrada pelo SESI e pelo SENAI – possui uma proposta de educação diferenciada, que possibilita ao aluno aliar suas atividades profissionais e pessoais à conclusão dos estudos. “A iniciativa da Nord e da Secretaria de Assistência Social de Chapecó busca, juntamente com o SESI, transformar a vida das pessoas por meio da educação, trazendo mais oportunidades para todos os moradores do bairro onde a indústria está inserida”, reforça.
Para o diretor da Nord Electric, Nelson Eiji Akimoto, a Educação de Jovens e Adultos que ocorre no Programa Viver Ações Sociais, em parceria com a FIESC/SESI, já é uma parceria consolidada. “Foi uma forma de, além atender mais de 180 crianças no contraturno escolar, poder utilizar essa mesma estrutura física e atender, à noite, familiares dessas crianças que precisam completar sua formação escolar. Como empresário da região, somos parceiros junto com outras empresas, pois esse aumento da escolaridade propicia a profissionalização de nossos colaboradores e futuros colaboradores, que aproveitando essa bela oportunidade poderão melhorar o seu destino profissional e familiar”.
            Para a supervisora de Educação EJA e coordenadora de educação básica do SESI, Elisete Elvira Dessbesel, é um privilégio poder contribuir com essa parceria. “Por meio dela, conseguimos possibilitar o acesso ao ensino básico àqueles que, por um motivo ou outro, não puderam usufruir desse direito fundamental em idade regular, e ofertar uma formação que leva em consideração o perfil e a realidade de vida de nossos estudantes”, realça.
A EJA é um projeto organizado pelo Departamento Nacional do SESI em parceria com o SENAI. Atenta às necessidades profissionais e aos desejos do trabalhador para sua realização pessoal, adota currículo orientado por eixos temáticos de questões contemporâneas de relevância pública mediante o aproveitamento das experiências e o acréscimo de conhecimentos indispensáveis para o atual milênio, alinhada ao novo conceito de educação proposto pela Escola S. 
Entre os objetivos do programa estão: desenvolver atitudes que contribuam com a qualidade de vida das pessoas; promover a valorização profissional do aluno, sua inserção produtiva e o efetivo exercício da cidadania; e desenvolver a cultura empreendedora, o senso de sustentabilidade e as noções de responsabilidade social.

Veja também

Voltar para (Blog)