Postado em 08 de Março de 2023 às 13h50

Sebrae/SC entrega estudo de Levantamento de Oportunidades para Seara

Edemilson Canale , Gabriela da Costa Heming e Camila Mariani.

Identificar oportunidades de atração de empresas para o município, nortear os empreendedores locais no reconhecimento de negócios que podem ser estruturados na cidade com menor risco e analisar os ativos existentes na região que podem ser aproveitados para atrair ou desenvolver empresas. Com esses objetivos o Sebrae/SC, por meio do Programa Cidade Empreendedora, realizou o estudo denominado Levantamento de Oportunidades em Seara, no oeste catarinense. A apresentação dos dados à Administração Municipal e à comunidade local ocorreu, na última semana, no auditório Waldir Tochetto, da Câmara de Vereadores.
O estudo indica potencialidades às lideranças locais, investidores e empreendedores sobre as principais atividades econômicas que se configuram como oportunidades para criação de empreendimentos de micro e pequeno porte e para realização de investimentos de grande porte. A metodologia utilizada permite gerar indicadores e matrizes que norteiam a análise das potencialidades. De acordo com a gestora regional do Programa Cidade Empreendedora no oeste, Gabriela da Costa Heming, aestrutura do estudo compreende: município e região em síntese, infraestrutura regional, economia da região, economia local, potencial de consumo do município, oportunidades ao mercado local, potenciais (turístico, geológico, de geração de energia, agropecuário e industrial), serviços de alto valor agregado e atividades portadoras de futuro. O estudo foi elaborado pela consultora credenciada ao Sebrae/SC, Maria Gorete Hoffmann.
Para o prefeito Edemilson Canale o Levantamento de Oportunidades subsidia ainda mais a Administração Municipal com dados relevantes para nortear a tomada de decisão em investimentos e incentivos em áreas com potencial de crescimento. “Os indicadores são favoráveis e destacam nosso potencial econômico. Exemplo disso é o crescimento do PIB per capita que passou dos R$ 43 mil para R$ 57 mil no comparativo de 2016 a 2020, o que também contribuiu para melhorar a posição do município no ranking estadual”, analisou o gestor.
De acordo com a secretária de Administração Dirlei Wildner entre as oportunidades identificadas estão novas lojas de moda e vestuário; lanchonetes, casas de suco, cafeterias, sorveterias; serviços médicos e clínicas particulares; comércio de produtos alimentícios diversos e estabelecimentos comerciais de materiais de construção. “Além disso, podemos fomentar nosso potencial turístico com novos atrativos, operadoras especializadas em ecoturismo, empresas especializadas em eventos, viagens e campeonatos de esporte, pousadas, agentes de viagens e restaurantes típicos”, explicou.
A agente de desenvolvimento Camila Mariani ressaltou que o documento na íntegra estará à disposição na Sala do Empreendedor para consulta de empresários e investidores interessados. “Esse estudo fornece muitas informações estratégicas para quem deseja iniciar uma nova atividade econômica ou ampliar seu leque de atuação seja no setor agropecuário, no comércio, na indústria de alimentos, na prestação de serviço, metalmecânica ou logística”, enfatiza.
O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, reforçou que o Levantamento de Oportunidades analisa dados e apresenta indicadores que podem nortear investimentos futuros. “Esse estudo está estruturado e organizado com dados que permitem a identificação de vazios econômicos. Assim, o Município pode focar seus esforços em áreas que poderão trazer ainda mais crescimento e desenvolvimento”, finalizou.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite.  

 
A apresentação dos dados à Administração Municipal e a comunidade local ocorreu no auditório da Câmara de Vereadores.
A apresentação dos dados à Administração Municipal e a comunidade local ocorreu no auditório da Câmara de Vereadores.

Veja também

Auditoria confirma transparência da Certificação Digital da CDL Chapecó27/09/22 A Certificação Digital da Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) passou, no mês de setembro, pela auditoria anual que demonstrou mais uma vez a transparência e a credibilidade do serviço. O relatório atestou a conformidade operacional da identidade eletrônica e, com isso, a entidade mantém a posição de Autoridade de Registro na......

Voltar para (Blog)