Práticas educacionais foram explanadas nesta semana para acadêmicos do curso de Pedagogia
Uma proposta de educação diferenciada, que possibilita ao aluno aliar suas atividades profissionais e pessoais à conclusão dos estudos. É isso que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola S – SESI e SENAI, entidades da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), oferece. As práticas pedagógicas da EJA foram apresentadas, nesta semana, pelas professoras Venida Flesch Royer e Aline Pereira para acadêmicos do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) de Chapecó.
A iniciativa integrou as atividades da Ação Pedagógica de Jovens e Adultos (Apeja) da UFFS, coordenada pela professora Solange Maria Alves. As educadoras ressaltaram a importância da troca de experiências entre a prática acadêmica docente e a contextualização da atuação do pedagogo na Educação de Jovens e Adultos.
O curso de EJA no SESI SENAI é ofertado em modalidade semipresencial, oferece dupla certificação e conclusão em até 13 meses letivos. São realizados de um a dois encontros presenciais por semana e o restante da carga horária é a distância.
Aline explica que todos os trabalhadores maiores de 18 anos, vinculados à indústria e que não tiveram acesso à escolaridade básica podem participar do programa. Ela assinala que com os impactos das novas tecnologias e a transformação do mundo do trabalho, exige-se cada vez mais a busca por aprendizagens que capacitem os sujeitos para a formação integral e profissional. “Para a indústria também é fundamental contar com uma equipe qualificada que contribua para o progresso da empresa. Dessa maneira, a EJA entra como mobilizador importante na qualificação desses trabalhadores que precisam buscar pela conclusão da educação básica em outra etapa da vida”, enfatiza.
A Educação de Jovens e Adultos é um projeto organizado pelo Departamento Nacional do SESI em parceria com o SENAI. Atenta às necessidades profissionais e aos desejos do trabalhador para sua realização pessoal, adota currículo orientado por eixos temáticos de questões contemporâneas de relevância pública mediante o aproveitamento das experiências e o acréscimo de conhecimentos indispensáveis para o atual milênio, alinhada ao novo conceito de educação proposto pela Escola S.
Entre os objetivos do programa estão: desenvolver atitudes que contribuam com a qualidade de vida das pessoas; promover a valorização profissional do aluno, sua inserção produtiva e o efetivo exercício da cidadania; e desenvolver a cultura empreendedora, o senso de sustentabilidade e as noções de responsabilidade social.