Postado em 11 de Março de 2022 às 11h37

SESI Chapecó apresenta experiência da EJA na UFFS

Práticas educacionais foram explanadas nesta semana para acadêmicos do curso de Pedagogia

Uma proposta de educação diferenciada, que possibilita ao aluno aliar suas atividades profissionais e pessoais à conclusão dos estudos. É isso que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola S – SESI e SENAI, entidades da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), oferece. As práticas pedagógicas da EJA foram apresentadas, nesta semana, pelas professoras Venida Flesch Royer e Aline Pereira para acadêmicos do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) de Chapecó.
            A iniciativa integrou as atividades da Ação Pedagógica de Jovens e Adultos (Apeja) da UFFS, coordenada pela professora Solange Maria Alves. As educadoras ressaltaram a importância da troca de experiências entre a prática acadêmica docente e a contextualização da atuação do pedagogo na Educação de Jovens e Adultos.
O curso de EJA no SESI SENAI é ofertado em modalidade semipresencial, oferece dupla certificação e conclusão em até 13 meses letivos. São realizados de um a dois encontros presenciais por semana e o restante da carga horária é a distância.
Aline explica que todos os trabalhadores maiores de 18 anos, vinculados à indústria e que não tiveram acesso à escolaridade básica podem participar do programa. Ela assinala que com os impactos das novas tecnologias e a transformação do mundo do trabalho, exige-se cada vez mais a busca por aprendizagens que capacitem os sujeitos para a formação integral e profissional. “Para a indústria também é fundamental contar com uma equipe qualificada que contribua para o progresso da empresa. Dessa maneira, a EJA entra como mobilizador importante na qualificação desses trabalhadores que precisam buscar pela conclusão da educação básica em outra etapa da vida”, enfatiza.
A Educação de Jovens e Adultos é um projeto organizado pelo Departamento Nacional do SESI em parceria com o SENAI. Atenta às necessidades profissionais e aos desejos do trabalhador para sua realização pessoal, adota currículo orientado por eixos temáticos de questões contemporâneas de relevância pública mediante o aproveitamento das experiências e o acréscimo de conhecimentos indispensáveis para o atual milênio, alinhada ao novo conceito de educação proposto pela Escola S. 
Entre os objetivos do programa estão: desenvolver atitudes que contribuam com a qualidade de vida das pessoas; promover a valorização profissional do aluno, sua inserção produtiva e o efetivo exercício da cidadania; e desenvolver a cultura empreendedora, o senso de sustentabilidade e as noções de responsabilidade social.
 

Veja também

Inovação e tecnologia no campo13/06/22 José Zeferino Pedrozo, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)  ...

Voltar para (Blog)