Confecção e publicação de edital, preparação e padrões de atas e registros na Junta Comercial de Santa Catarina (JUCESC) foram alguns dos assuntos abordados, na última semana, durante o Workshop On-line sobre Preparação, Elaboração de Documentos e Procedimentos para Assembleias e Rotinas de Arquivamento na JUCESC, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Santa Catarina (SESCOOP/SC) aos dirigentes e representantes das cooperativas. O evento é uma sequência do curso realizado em janeiro, que orientou sobre a realização das assembleias digitais e arquivamento dos diferentes atos no sistema da Junta.
Assuntos como, itens a serem contempladas no edital de divulgação, correta elaboração da ata e prazos para realização da Assembleia Geral Ordinária (AGO) foram conduzidas pelo assessor jurídico da OCESC, Gilson Flores. A importância da participação do cooperado também foi destacada, uma vez que as decisões deliberadas na assembleia são soberanas, o que torna a participação do associado mais do que um direito, sendo também um dever.
O vogal da JUCESC, Aureo Tedesco, esclareceu a cerca do passo a passo para realização dos registros na plataforma digital da entidade. Orientou sobre a obrigatoriedade de informações que devem ser inseridas pelas cooperativas e atualização dos registros antigos no sistema. Requerimento eletrônico, alteração de dados, identificação da empresa, declaração de autenticidade e eventos com DBE e Viabilidade também foram contemplados.
Texto: Assessoria de Comunicação Interna Sistema OCESC