SESCOOP/SC abordou impactos das Fake News como tema de palestra on-line
É #FAKE! Com certeza muitas pessoas já se depararam com essa mensagem na mídia algumas vezes. Mas, exatamente, o que é Fake News? Como ela surge? Como deve ser combatida? Quais suas implicações legais? Para orientar sobre esses questionamentos, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Santa Catarina (SESCOOP/SC) realizou, na última semana, palestra on-line com o tema "Fake News: a responsabilidade de quem compartilha”.
A professora e pesquisadora do assunto, Eliana Loureiro, conduziu a palestra, com o objetivo de informar sobre os impactos das Fake News no ambiente corporativo e as questões legais que envolvem o compartilhamento de informações falsas. Eliane iniciou a apresentação ao definir Fake News como "notícias intencionalmente e verificadamente falsas, e que podem enganar os leitores".
Para contextualizar o conceito, Elaine, lembrou da declaração da Organização Munidial da Saúde (OMS) que, em março de 2020, definiu como “infodemia” a quantidade de informações falsas que circulavam com relação à pandemia de covid-19. "A informação se tornou democrática e não mais se recebe notícias só das grandes mídias, mas de diversas fontes não confiáveis, não confirmadas e não verificadas, que se utilizam, muitas vezes, de uma conexão emocional para convencer as pessoas”, ressaltou.
Eliane também abordou as possíveis implicações legais nos casos de compartilhamento de Fake News. Segundo ela, na esfera civil, pode acarretar indenização reparatória. Já na esfera criminal, pode ser enquadrada como crimes contra a honra (injúria, calúnia e difamação). E concluiu com um alerta: "Se a Fake News for compartilhada pelos canais oficiais de uma empresa, ela também poderá ser responsabilizada e sofrer as penalidades prevista em lei. Fake News nada mais é do que uma história. Se for bem escrita, podemos ser manipulados por ela".
Texto: Assessoria de Comunicação Interna do Sistema OCESC
Veja também
Alunos do SESI/SENAI de Chapecó se classificam para fase regional do JESC31/Mai/201931/05/19há 6 anos Sexta-feira, 31 de Maio de 201931/05/2019Os alunos do Ensino Médio Sesi/Senai de Chapecó, treinados pela professora Cintia Resmini, destacaram-se nos Jogos Escolares de Santa Catarina (JESC), na modalidade atletismo. Aproximadamente 100 estudantes participaram dos jogos, competindo nas modalidades atletismo masculino e feminino, voleibol e futsal masculino. No total, os estudantes conquistaram seis pódios na etapa......
Dia dos pais aquece as vendas no segundo semestre deste ano 09/Ago/202209/08/22há 3 anos Terça-feira, 09 de Agosto de 202209/08/2022As expectativas de comercialização para o Dia dos Pais, celebrado neste domingo (14), são positivas no comércio chapecoense. A previsão é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) que acredita em......