Postado em 12 de Fevereiro de 2021 às 16h14

SENAR/SC forma primeira turma do curso Técnico em Agronegócio em Lages

Mais de trinta alunos iniciaram a apresentação dos trabalhos de conclusão do curso nesta semana

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC) – órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) – com apoio do Sindicato Rural de Lages, está formando a primeira turma no município do curso Técnico em Agronegócio, da Rede e-Tec Brasil. Depois de dois anos de ensino, mais de 30 participantes iniciaram nesta semana a apresentação à banca e a defesa dos trabalhos de conclusão do curso. Os alunos participaram individualmente, a partir de agendamento e seguindo todos os protocolos de prevenção ao coronavírus.
O curso de qualificação rural iniciou em março de 2019 na maior cidade da serra catarinense. As aulas presenciais foram ministradas no Polo de Lages, instalado no segundo piso da sede do Sindicato Rural, num espaço que conta com três salas de aula, biblioteca e auditório. Ao todo, foram aplicadas mais de mil horas de aulas presenciais e semipresenciais no período, facilitadas pela metodologia híbrida: uma parte do curso foi em plataforma virtual à distância e outra com aulas presenciais no Polo, além das visitas técnicas nas propriedades.
Conforme a coordenadora da Rede e-Tec do SENAR/SC, Kátia Zanela, 100% dos alunos são produtores, que, em seus projetos finais, abordaram realidades vividas por eles no campo. “Agora, os alunos poderão implantar inovações e melhorias na gestão das propriedades”, destaca Kátia.
O superintendente do SENAR/SC, Gilmar Zanluchi, ressalta que desde 2015 o curso já formou quase 600 técnicos em 12 polos de apoio presencial no Estado. “Temos cases de sucesso em que os alunos, depois de formados, conseguiram mudar o gerenciamento, aumentar produtividade e renda da família. Alguns até queriam abandonar o campo, mas depois acabaram fazendo a sucessão familiar, o que torna o curso fundamental para o desenvolvimento do agronegócio catarinense”, sublinha.
De acordo com o presidente do Sistema FAESC/SENAR-SC, José Zeferino Pedrozo, neste ano, apesar da pandemia, o curso Técnico em Agronegócio teve mais de 700 inscritos no processo seletivo em Santa Catarina. Segundo ele, somente em Lages, o número de interessados formaria quase três turmas de 40 alunos. “Os alunos vêm em busca de uma expertise voltada para o campo, do aprender fazendo, e está dando certo”, afirma Pedrozo.
 


Veja também

SESCOOP/SC forma 100 mulheres no Programa Mulheres Cooperativistas09/09/19 “Gostei muito de participar, pois temos um grupo de mulheres dispostas a grandes transformações, aprendendo valores e conceitos fundamentais do cooperativismo”. O sentimento de Rosely Zanatta, pecuarista cooperada do Sicoob......

Voltar para (Blog)