Postado em 08 de Julho de 2021 às 16h56

Conservação de Solos é foco de curso para técnicos do Senar/SC no Planalto Norte

Essa foi a segunda turma do curso que oportunizou capacitar 100% dos veterinários da regional. 

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
Os técnicos que atuam no Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em Bovinocultura de Corte e de Leite e Ovinocultura de Corte no planalto norte participaram, nesta semana, do Curso de Conservação de Solos em Campo Alegre. A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), com o objetivo de prepará-los para dar suporte ao produtor no manejo de solos, bem como na implantação e manejo de pastagens, entre outros aspectos que visem os melhores resultados nas propriedades.
O curso reuniu os veterinários que atuam como técnicos de campo nos municípios de Mafra, Rio Negrinho, São Bento do Sul, Campo Alegre e Joinville. Também estiveram presentes a supervisora regional do Senar/SC, Carine Weiss, e a supervisora técnica da entidade, Taiane Plautz.
Essa foi a segunda turma do curso que oportunizou capacitar 100% dos veterinários prestadores de serviço de técnico de campo do programa de assistência técnica e gerencial Ateg da regional. No mês passado ocorreu capacitação em Major Vieira com técnicos dos municípios de Itaiópolis, Papanduva, Major Vieira, Canoinhas, Irineópolis, Porto União e Monte Castelo.
Os cursos, com aulas teóricas e práticas, foram ministrados pela prestadora de serviços engenheira especialista na área de manejo de solos, Bianca Simon, e oportunizaram complementar e aperfeiçoar os conhecimentos dos veterinários na área de solos junto aos produtores atendidos por eles. Foram apresentadas técnicas atuais de conservação do solo para que o grupo trabalhe de forma alinhada na orientação ao produtor, visando aumentar a competitividade dos estabelecimentos rurais e adotar medidas para o equilíbrio ecológico. Entre os destaques estiveram temas como: educação ambiental; formação do solo; erosão do solo; uso e planejamento da terra; plantas de cobertura de solo e seu manejo, cuidados com o meio ambiente; entre outros.
“O Senar/SC está capacitando seus técnicos de campo em áreas específicas das demandas existentes nas propriedades para que possam ter uma ferramenta a mais para oferecer o suporte adequado aos produtores rurais”, observou Carine. 
ATEG BOVINOCULTURA DE CORTE
A coordenadora estadual da ATeG em Santa Catarina, Paula Araújo Dias Coimbra Nunes, explica que o programa, realizado no Estado todo, permite oferecer assistência em gestão da propriedade com apresentação de técnicas eficientes de produção. “Nossos técnicos acompanham, mensalmente, as atividades das propriedades rurais com o suporte dos supervisores regionais e supervisores técnicos. Portanto, mantê-los capacitados e atualizados é fundamental para que o trabalho continue sendo desenvolvido com excelência nas propriedades do Estado”.  
O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antonio Zanluchi, e o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, reforçam que a capacitação constante dos profissionais que atuam junto aos produtores é uma das prioridades do Senar/SC. Segundo eles, os resultados vêm se destacando, cada vez mais, justamente porque a entidade conta com equipes técnicas preparadas para auxiliar os produtores com soluções eficazes que visam os melhores resultados nas propriedades.

Veja também

Circuito Agro BB reúne produtores de leite em Rio do Oeste29/07/22   Levar informação, capacitação e treinamento são os objetivos do Circuito Agro BB – Gestão das Propriedades Rurais. O projeto é do SENAR Nacional em parceria com o Banco do Brasil e, em Santa Catarina, é desenvolvido pelo SENAR/SC juntamente com os Sindicatos Rurais. Depois dos eventos realizados em Irineópolis, São Joaquim,......

Voltar para (Blog)