Postado em 04 de Abril de 2023 às 13h41

Senar/SC capacita profissionais da contabilidade

Profissionais da contabilidade participaram do curso.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), capacitou na última semana 15 profissionais da contabilidade que poderão atuar como prestadores de serviços no curso sobre Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural.
O curso teve carga horária de 20 horas e foi realizado em Florianópolis, tendo representantes de todas as regiões do estado. As atividades foram conduzidas pelo coordenador de arrecadação do Senar/SC, Emerson Cardozo Gava, que abordou a legislação previdenciária e tributária da área rural. A iniciativa também contou com a parceria da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) e foi representada pelo auditor fiscal Célio Hoepers e pelo analista fazendário Edu Oscar Filho. Eles abordaram o uso dos emissores de Nota Fiscal Eletrônica – o app Nota Fiscal Fácil e o emissor SAT – Sistema de Administração Tributária.
Os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar conhecimentos da legislação relacionada à área rural, bem como praticar a emissão de notas fiscais através de simulações propostas.
O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, ressaltou que a necessidade de ampliar o número de prestadores de serviços nessa área decorre da obrigatoriedade do uso de notas fiscais em forma eletrônica pelos produtores rurais nas operações internas e interestaduais.
De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, atualmente a obrigatoriedade do uso da nota fiscal eletrônica está voltada para as operações interestaduais. “No entanto, muitos produtores já estão sendo treinados para que habilitem o seu uso também para as operações internas”.
O Senar/SC desenvolve desde 2016 treinamentos em formação de Nota Fiscal Eletrônica do produtor rural. Até 2022 foram capacitados 19.799 produtores em SC, totalizando 2.167 turmas com uma carga horária total de 17.336 horas.

 

Veja também

Epagri oferece curso de capacitação em maricultura para pessoas em situação de rua14/10/19 De 14 a 18 de outubro a Epagri vai capacitar 15 moradores de rua de Florianópolis em maricultura. O objetivo é gerar oportunidade de trabalho para pessoas que enfrentam dificuldades de se inserir no mercado. As aulas serão oferecidas na passarela Nego Quirido, onde funciona o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, o Centro POP, e......
Faxinal dos Guedes investe em ações de apoio ao setor empresarial26/02/21 AAdministração Municipal de Faxinal dos Guedes, no oeste catarinense, investe em ações de fortalecimento do setor empresarial. Uma das medidas adotadas foi a adesão ao ciclo 2021/2022 do Programa Cidade Empreendedora, que......

Voltar para (Blog)