SENAR-SC e Capitania dos Portos oferecem curso de condutores de embarcações para pescadores
O Sistema FAESC/SENAR-SC assinou, na última semana, termo de cooperação com a Capitania dos Portos de Santa Catarina (CPSC), o Sindicato Rural de Florianópolis e o Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (IGEOF). O objetivo foi firmar parceria para habilitar pescadores para o exercício da função, com capacidade para tripular embarcações de pesca de todos os portes empregadas em qualquer tipo de navegação, com as competências exigidas para a inscrição de Aquaviário na categoria de Pescador Profissional (POP), no nível de habilitação 1.
Com o termo serão oferecidas quatro turmas na Capitania dos Portos de Santa Catarina (duas em 2021 e outras duas em 2022); duas turmas na Delegacia da Capitania dos Portos em Laguna (2022) e outras duas turmas na Delegacia da Capitania dos Portos em São Francisco do Sul. As oito turmas oportunizarão a participação de 280 alunos em 672 horas de capacitação.
O superintendente do SENAR/SC, Gilmar Zanluchi, explica que o curso representa uma oportunidade para que pescadores e maricultores do litoral catarinense possam buscar habilitação para o exercício profissional das atividades marítimas de maneira regular, de acordo com a lei. “Com a qualificação os participantes aperfeiçoam conhecimento, formalizam suas atividades, além de garantirem melhores resultados e mais segurança, já que estarão preparados para exercer a atividade”, destaca ao complementar que neste trabalho de mobilização junto com o Sindicato Rural as entidades parceiras contam com o trabalho das colônias de pescadores.
O capitão dos Portos Caio Vinícius César Feitosa destacou que o Estado de Santa Catarina possui protagonismo e vocação para a atividade pesqueira. “Muito nos honra contribuir para o desenvolvimento econômico do Estado, bem como, desenvolver ações que sirvam de estímulo para o exercício legal desta profissão, com capacitação através das formações disponibilizadas continuamente pela Marinha, que contribuirão para a segurança da navegação, salvaguarda da vida humana no mar e prevenção à poluição hídrica”.
Sobre o atual cenário de formação de pescadores no Estado, o capitão enfatizou as relevantes parcerias estabelecidas e destacou o termo de cooperação junto ao SENAR-SC que, somando-se aos cursos realizados pela Capitania e Delegacias subordinadas, permitiram formar nos últimos quatro anos (2017 a 2020), 1.481 aquaviários como pescadores profissionais por meio dos cursos de formação inicial.
O presidente do Sistema FAESC/SENAR-SC, José Zeferino Pedrozo, reconhece a importante parceria com a Capitania dos Portos que oportunizou formar centenas de aquaviários nos últimos quatro anos. “De 2017 a 2020 formamos 942 participantes em 32 turmas por meio dessa cooperação que vem sendo fundamental para promover o desenvolvimento da atividade e, consequentemente, para fortalecer a economia”.
O evento também contou com a participação do presidente do Sindicato Rural de Florianópolis, Pedro Cavalheiro de Almeida, da superintendente do Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis, Noemi Hilda da Silva Leal, entre outras lideranças.