Postado em 29 de Janeiro de 2021 às 15h21

SENAR divulga ganhadores do 1º prêmio nacional de vídeos educativos

Instrutora catarinense é uma das vencedoras da iniciativa que estimula a produção de vídeos na capacitação de produtores rurais

    Confira os vídeos vencedores do prêmio: 
     
    Confira os vídeos de SC finalistas do prêmio: 
     
     
    A instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Santa Catarina (SENAR/SC) no Alto Vale do Itajaí, Cristiane Andreia Stanke, é uma das 10 ganhadoras do primeiro prêmio nacional de vídeos educativos promovido pela administração central do SENAR em Brasília. Ela produziu um vídeo ensinando produtores rurais a fazerem pão integral com diferentes recheios. A iniciativa valoriza o trabalho dos instrutores dos programas de Formação Profissional (FPR) e Promoção Social (PS) da entidade.
    O prêmio contou com 66 vídeos educativos enviados por instrutores do SENAR de todo o Brasil. Foram premiados os 10 melhores. Todas as produções tinham entre 3 e 8 minutos e abordavam de forma lúdica e criativa uma das atividades práticas inclusas nos planos instrucionais das ações de FPR e de PS. Os premiados apresentaram melhor postura didática e técnica, com conteúdo de caráter propositivo, qualidade de imagens e áudio, originalidade e uso de recursos gráficos. Também foram consideradas a relevância do conteúdo para o setor rural, a aplicabilidade e a contribuição para o produtor e trabalhador do campo.
    O superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, explica que Santa Catarina recebeu 35 vídeos de instrutores de todas as regiões. Deste total, foram selecionados pelo Sistema FAESC/SENAR-SC os cinco melhores vídeos para participarem da etapa nacional, que premiou as melhores produções. Além de Cristiane Stanke (Blumenau), foram finalistas, classificados na etapa estadual, os instrutores Bianca Simon (Monte Castelo), Olavo Kömig (Concórdia), Ricardo Costa (Monte Castelo) e Sérgio Israel Júnior (Lages).
    O dirigente do SENAR-SC parabeniza todos os participantes e ressalta que a premiação reconheceu os esforços dos educadores em proporcionar ao público rural informações qualificadas, com inovação e criatividade dentro de sua expertise profissional.Em um processo de ensino e aprendizagem, os estímulos de diferentes recursos pedagógicos auxiliam no processo cognitivo. Quanto mais estímulos o aprendiz tem, melhor é sua aprendizagem. Por isso, o prêmio além de estimular a criatividade dos instrutores na produção de vídeos, valoriza o trabalho e o esforço prestados diariamente por eles no ensino técnico”, ressalta Zanluchi.
    O presidente do Sistema FAESC/SENAR-SC, José Zeferino Pedrozo, sublinha que a iniciativa reconhece o trabalho de excelência dos instrutores no Estado e em todo o País. “São profissionais que oferecem informações de qualidade que culminam na mudança de atitude do público no mundo do trabalho e na melhor qualidade de vida. A premiação é uma homenagem e um agradecimento a este profissionalismo demonstrado em Santa Catarina e em todos os demais Estados. Parabéns a todos nossos instrutores”.
    Ao anunciar os vencedores, o diretor-geral do SENAR, Daniel Carrara, reforçou que a entidade continuará estimulando a produção de vídeos como ferramenta de ensino no campo. “O vídeo hoje é uma das melhores ferramentas de comunicação e transferência de conhecimento. Queremos que o uso da tecnologia seja uma prática constante dos nossos instrutores para ajudar na qualificação dos produtores rurais de todo o País”.
    PREMIADOS
    Os instrutores vencedores ganharão um celular e um tripé com luminária que serão enviadas às Administrações Regionais do SENAR. A catarinense Cristiane Stanke conta que esse foi seu primeiro vídeo, gravado em casa e editado por um amigo da família. “Estou muito feliz pela premiação, especialmente por ser minha primeira experiência com a ferramenta. O uso da tecnologia nos auxilia muito a chegar até os produtores de forma rápida e eficiente”, afirma.
    Cristiane é instrutora dos cursos de Panificação, Massas para Congelamento, Confeitaria e Derivados do Leite, com 120 horas mensais de cursos ofertados nas regiões do Vale e Alto Vale do Itajaí e Norte catarinenses. 

    Veja também

    Xanxerê assina nesta quinta-feira o Pacto pela Inovação05/10/22 Objetivo é criar condições para que o município se transforme em um polo de referência em inovação, atração de investimentos e empreendedorismo...

    Voltar para (Blog)