Postado em 12 de Setembro de 2023 às 15h55

SENAI de Xanxerê contribui para a formação e desenvolvimento de empresários

Mais de 45 mil profissionais formados com qualidade e excelência

Belino Dal Magro, diretor da IDM Escapamentos.

Há 34 anos a unidade do SENAI em Xanxerê vem qualificando profissionais e contribuindo para o desenvolvimento da indústria local. Desde sua inauguração, em 1993, a entidade já formou mais de 45 mil alunos, transformando a vida dos profissionais e empresas de Xanxerê e região. Entre eles, Belino Dal Magro, Evandro José Lussani e Volmir Morgenstern.
A importância do SENAI para a formação profissional foi destacada pelo diretor da empresa IDM Escapamentos, Belino Dal Magro. “Desde os cursos técnicos voltados à parte de produção como também os direcionados à administração, contribuíram para o meu desenvolvimento e aprimoramento pessoal e profissional, principalmente após a abertura do meu primeiro negócio”. Belino realizou desde cursos focados em hidráulica, pneumática e eletromecânica, como também Gestão de Recursos Humanos e demais áreas administrativas. Esse conhecimento multiárea o auxiliou na implantação e gerenciamento do seu negócio próprio.
O coordenador de produção da Alcaplas Indústria de Plásticos, Evandro José Lussani, realizou diversos cursos na unidade de Xanxerê. Começou sua capacitação profissional com cursos rápidos e logo se especializou por meio de cursos de normas regulamentadoras (NRs). “O SENAI me possibilitou adquirir muito conhecimento específico, como nos cursos de segurança no sistema elétrico de potência (NR10), segurança no trabalho em máquinas e equipamentos (NR12) e segurança no trabalho em altura (NR35). Essa qualificação é fundamental para poder realizar um melhor desempenho e com segurança em minha atual função”.
Aplicando uma formação profissionalizante específica para diferentes áreas de atuação, o SENAI de Xanxerê oferece um ensino exclusivo, segundo o diretor comercial da CBHidro, Volmir Morgenstern. “Com essa especialização, a instituição lapida o futuro profissional e este, por consequência, agrega mão de obra técnica e capacitada, amparada em conhecimento teórico aperfeiçoado nos laboratórios e oficinas. Assim, o Senai forma o profissional com inúmeras qualidades, permitindo que se posicione em destaque no mercado de trabalho e atenda os anseios das indústrias”.
BUSCA POR PROFISSIONAIS
            Hoje empreendedor e diretor de sua empresa, Belino afirma que o SENAI é uma das entidades mais representativas quando se fala em formação de mão de obra para diversos segmentos específicos. “Sempre buscamos o auxílio do SENAI para capacitar nossos colaboradores, bem como divulgamos nossas vagas de emprego dentro dos respectivos cursos que são ministrados por eles. Quando recebemos um currículo cuja pessoa recebeu formação de cursos no SENAI, sabemos que esta pessoa está melhor preparada para atuar, se torna um profissional diferenciado”.
Estando na coordenação do setor, Evandro sempre busca profissionais capacitados. “Conhecendo a excelente metodologia da instituição, confio que os profissionais que passaram pelo SENAI ou que lá estudam obtém uma qualificação diferenciada”.
Atuando como diretor comercial, Volmir também pontua forte parceria entre a empresa e a instituição de ensino. “Nosso departamento de gestão de pessoas atua muito em conjunto com o SENAI em busca de novos colaboradores e profissionais em formação para agregar na estrutura da empresa de forma prática, objetiva e com qualidade. Também, buscamos treinamentos e qualificação para colaboradores que tenham interesse em se aperfeiçoar e buscar novos conhecimentos.
Com cursos voltados para os setores das indústrias, focados nas novas tecnologias e na indústria 4.0., a unidade de Xanxerê dispõe de uma área total construída de 2,5 mil metros quadrados e um quadro de colaboradores formado por 57 professores, instrutores e equipe de apoio. O SENAI é uma das entidades da FIESC, que congrega ainda o SESI, o IEL e o CIESC.

Evandro José Lussani, coordenador de produção da Alcaplas Indústria de Plásticos.



Volmir Morgenstern, diretor comercial da CBHidro, e o sócio o Edenir Fernandes.

Veja também

Voltar para (Blog)