Postado em 17 de Outubro de 2019 às 17h15

SENAI Chapecó e Sindialimentos aproximam crianças da indústria

Atividades do projeto Conecta Kids foram desenvolvidas nesta semana, junto com a 6ª edição do evento comemorativo ao Dia Mundial do Pão

Proporcionar um momento de aprendizagem sobre alimentação saudável e conectar crianças com o processo de industrialização de alimentos foi objetivo da segunda edição do projeto Conecta Kids, desenvolvido nesta semana pelo curso superior de Tecnologia em Alimentos da Faculdade SENAI Chapecó, entidade da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). Paralelamente ocorreram as ações da 6ª edição do evento comemorativo ao Dia Mundial do Pão, uma ação do Sindicato das Indústrias de Alimentação do Oeste Catarinense (Sindialimentos), em parceria com a FIESC, com a Faculdade SENAI e com a Escola Básica Municipal Vila Rica.
O Dia Mundial do Pão mobilizou os acadêmicos da Faculdade SENAI Chapecó para contextualizar sobre a tecnologia de fabricação do pão aos alunos da EBM Vila Rica. Também capacitou empresários e colaboradores do setor de alimentos, por meio de uma oficina, para a produção de diversos tipos de pães, destacando seus benefícios para a saúde e despertando a criatividade para venda de diferentes produtos.
Instituído no plano de ações do Sindialimentos em 2014, o evento do Dia Mundial do Pão – comemorado em 16 de outubro – também visa fortalecer o sindicato na região. “Embora seja uma data no calendário mundial, era pouco conhecida no Oeste e, por esse motivo, a diretoria percebeu a importância de ter essa ação no seu planejamento estratégico. Estudos indicam que o pão é uma excelente fonte de energia. Nutricionalmente pertence ao grupo dos cereais e é um fornecedor nato de minerais (sódio e potássio), vitaminas do complexo B (B1, B2, B5), fibras e hidratos de carbono (amido) de absorção lenta”, frisou o presidente do Sindialimentos, Marcio Vaccaro.
Participaram das atividades 65 crianças do 3º ao 5º ano da EBM Vila Rica. Elas assistiram uma palestra sobre alimentação saudável e industrialização de alimentos com a engenheira de alimentos e professora do SENAI, Sinara Bordignon. Na sequência, visitaram os laboratórios, fizeram um lanche com os pães produzidos na oficina e ganharam um presente.
A coordenadora da graduação de Tecnologia em Alimentos, Elisa Sonza, relatou que junto com as ações foi lançado um desafio para os estudantes da Faculdade SENAI: arrecadação de doces e brinquedos para doar aos alunos da EBM Vila Rica. “Queremos conscientizar os alunos da graduação sobre a importância de ações sociais, além de conectar as crianças com a industrialização. É uma ação de responsabilidade social que contribui para que os pequenos comecem a pensar mais nas escolhas que fazem na sua alimentação. A indústria de alimentos está preocupada em reduzir o açúcar e o sal e traz uma pegada mais natural, acompanhando as inovações e as tendências de consumo”, avaliou.
Tecnologia em Alimentos
O curso superior de Tecnologia em Alimentos da Faculdade SENAI Chapecó capacita profissionais, em nível tecnológico, para o desenvolvimento, gerenciamento, controle e avaliação dos produtos e seus processos produtivos na área de alimentos de acordo com normas técnicas, segurança, saúde e meio ambiente. O profissional pode desenvolver atividades voltadas a planejamento, elaboração, gerenciamento e manutenção dos processos relacionados a beneficiamento, industrialização e conservação de alimentos. Também pode supervisionar processos, desenvolver novos produtos, monitorar a manutenção de equipamentos, coordenar programas de controle de qualidade e otimização dos processos industriais e muito mais.
             O mercado de trabalho em Chapecó e região para o tecnólogo em alimentos é promissor, com uma alta empregabilidade: 98% dos acadêmicos que finalizam o curso na Faculdade SENAI Chapecó estão trabalhando.

Veja também

Sicredi distribui mais de R$ 14 milhões aos associados11/04/22 A Sicredi Região da Produção RS/SC/MG creditará na conta de seus associados, nesta quinta-feira (14), o valor referente à participação nos resultados do exercício 2021. A Cooperativa encerrou o ano com resultado positivo superior a R$ 62 milhões de reais – crescimento de mais de 25% no volume de recursos administrados. Após......

Voltar para (Blog)