Postado em 11 de Outubro de 2019 às 16h37

Criatividade marca ações da educação empreendedora em Abelardo Luz

Cultivo de hortaliças, produção de suco artesanal de laranja, fabricação de bolos caseiros e sanduíches naturais, locadora de livros, essências aromáticas são algumas das atividades desenvolvidas pelos estudantes que participam do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), no município de Abelardo Luz (SC). A ação integra o Programa Cidade Empreendedora, executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC, com o objetivo de promover a transformação local por meio da implantação de políticas públicas de desenvolvimento.
As atividades desenvolvidas pelo JEPP no município visam fomentar a cultura empreendedora por meio de práticas de aprendizagem, com o incentivo de novas ideias e a motivação para projetos de negócios. De acordo com a secretária municipal de Educação, Eliane Cantele, o programa integra aproximadamente 2 mil alunos do 1º ao 9º ano, com o envolvimento de mais de 6 mil pessoas entre estudantes, professores, pais e comunidade. “Estamos encantados com os resultados. Os participantes nos surpreendem pela criatividade e pelo entusiasmo que desenvolvem as tarefas. Eles estão aprendendo ao fazerem, inovarem, criarem e participarem. Ao desafiá-los temos como resultado o despertar do jovem para o empreendedorismo, possibilitando assim a inovação para Abelardo Luz”, analisa.
Na Escola Municipal 25 de Maio os estudantes contribuíram com o recolhimento de resíduos, separação de materiais recicláveis, instalação de lixeiras no entorno da unidade escolar, além de construírem uma casa com caixas Tetra Pak. Na Escola Municipal Ernesto Sirino os participantes do JEPP investiram na alimentação saudável com cultivos de hortaliças e na produção de suco artesanal de laranja.
Na Escola Municipal Hildo B. Goulart os alunos aprenderam a cultivar plantas e produzir bolos artesanais, criando a “Padaria dos Sabores”. Os estudantes da Escola Agrotécnica Municipal Irineu Bornausen produziram essências aromáticas, sanduíches naturais e artesanatos com materiais recicláveis. Na Escola Municipal José Maria as ações foram voltadas à locadora “Hora da diversão” e no desenvolvimento e no cuidado da horta escolar sustentável.
Os alunos da Escola Municipal Romildo Menegatti realizaram o projeto locadora de livros e de gibis “Abre-te cérebro”, o projeto vida saudável “Frutolândia: mundo das frutas” e confeccionaram brinquedos. Na Escola Municipal Vila Esperança os participantes do JEPP desenvolveram a “Locadora dos saberes”, a pizzaria sabores e cores, o cultivo de plantas e confeccionaram brinquedos. Na Escola Municipal Laury Luiz Deon as ações do programa incentivaram a produção de artesanatos com materiais recicláveis, a customização de camisetas e a coleta de materiais recicláveis na comunidade. Na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Abelardo Luz as ações contemplaram o tema temperos naturais, com a produção de uma receita de pizza, na qual foi trabalhada a quantidade dos ingredientes utilizados para preparar a massa e o recheio com o objetivo facilitar a compreensão dos alunos.
Para o prefeito Wilamir Cavassini, o empreendedorismo é uma semente de desenvolvimento para o futuro que precisa ser plantada em cada cidadão. “Atualmente o mercado de trabalho é muito disputado e, com o JEPP, os participantes levam conhecimento para a vida profissional e também para casa ajudando a família a empreender”.  
Jovens Empreendedores Primeiros Passos - JEPP
O Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos - JEPP proporcionar o debate, o estudo e a prática do empreendedorismo na sala de aula como alternativa para estimular o comportamento empreendedor nas crianças e nos adolescentes do ensino fundamental público municipal. O Programa fomenta a cultura empreendedora e apresenta práticas de aprendizagem que consideram a autonomia do aluno para aprender, o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida: pessoal, profissional e social. 

Veja também

Faesc festeja 10 anos do Código Florestal brasileiro25/05/22 Segurança jurídica para produtores e empresários rurais e garantia de proteção aos recursos naturais para as próximas gerações. Esse é o legado do Código Florestal Brasileiro que completa hoje dez anos, de acordo com avaliação do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina......

Voltar para (Blog)