SEMPRE e Embrapa assinam acordo para desenvolverem tecnologias para agricultura tropical
Em ato público que contará com a presença do presidente da República Jair Bolsonaro, a EMBRAPA e a empresa catarinense SEMPRE assinarão acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras para a agricultura tropical.
A solenidade está programada para iniciar às 15 horas desta sexta-feira (dia 24), no Parque de Exposições Dário Macedo, na cidade de Castro (Paraná). O evento será prestigiado por vários ministros, pelo presidente da EMBRAPA Celso Moretti e, também, pelo ex-ministro da Agricultura e fundador da EMBRAPA Alysson Paulinelli, indicado para Prêmio Nobel da Paz.
A SEMPRE é uma empresa brasileira com sede em Chapecó (SC) cuja competência básica é a criação de tecnologias agrícolas. Fundada em 2008, tornou-se a maior empresa nacional em genética e tecnologias para a cultura do milho. O seu fundador e presidente Fernando Prezzotto realça que a parceria tem por objetivo a criação de tecnologias para a agricultura tropical.
O Termo de Cooperação Geral a ser firmado entre a SEMPRE e a Embrapa é considerado um marco na independência tecnológica do Brasil no setor. As duas empresas já são parceiras em diversos projetos como silenciamento gênico e genes de combate a pragas e doenças; agora unem forças com foco na busca de biotecnologias disruptivas.
O dirigente aponta o paradoxo que a iniciativa público-privada pretende mudar: o Brasil é hoje o maior produtor de alimentos do mundo. Alimenta 1,3 bilhão de pessoas, quase seis vezes mais que a população do País. É um gigante em produtividade. Entretanto, ainda depende de insumos e tecnologias do exterior para garantir o sucesso e a pujança do agro nacional.
“O nosso agronegócio é pujante, mas os ativos estratégicos não são brasileiros, dependemos de matérias-primas vindas da Índia, da Rússia e da China, para assegurarmos o suprimento de fertilizantes e defensivos agrícolas no campo. Na outra ponta da cadeia, as tecnologias são dominadas e desenvolvidas exclusivamente pelas multinacionais globalmente consolidadas. O que nós estamos tentando fazer é tornar estes ativos estratégicos propriedade dos brasileiros”, explica o Diretor de Estratégias e Relações Institucionais da SEMPRE, Igor Reis.
Aurora Coop avança no mercado externo26/Fev/202426/02/24há 1 ano e 11 meses Segunda-feira, 26 de Fevereiro de 202426/02/2024Balanço 2023 da Cooperativa Central revela arrojados investimentos nas plantas industriais, criação de 4.000 novos empregos e ampliação do mix de 850 produtos....
Prazo para envio da DITR 2022 começa no dia 15 de agosto e vai até 30 de setembro01/Ago/202201/08/22há 3 anos Segunda-feira, 01 de Agosto de 202201/08/2022Atenção produtores rurais! A Receita Federal divulgou o prazo para o envio da DITR 2022. A apresentação da declaração começa no dia 15 de agosto e encerra no dia 30 de setembro. A informação foi......