Semana do MEI 2021 Produção artesanal de bolsas conquista espaço no mercado nacional
Empreendedora de Concórdia tem aprimorado o negócio nos últimos anos com serviços gratuitos do Sebrae/SC
Persistência, qualidade, eficiência, comprometimento, estabelecimento de metas, planejamento e monitoramento de resultados, aliados ao reposicionamento do negócio e à constante necessidade de inovação. Essas características marcam a trajetória da microempreendedora individual (MEI), Marcelle Tormen, que possui uma marca de acessórios, em Concórdia, no oeste catarinense.
Marcelle começou a empreender há quatro anos, com a produção de presentes personalizados, confeccionados artesanalmente em tecido. Os diferenciais de seus produtos sempre foram o acabamento e os detalhes.
Em busca de fortalecimento do seu negócio, em 2019 a empreendedora participou do Projeto Salto: Aceleradora de MEIS, realizado em Concórdia. A iniciativa fez parte do Programa Cidade Empreendedora, executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC. O projeto combinou elementos de ponta das incubadoras e aceleradoras de negócios com foco na aprendizagem peer to peer, no uso das novas mídias e no desenvolvimento pessoal da cadeia. Para Marcelle, o projeto permitiu visualizar melhor seu negócio e redescobrir seu potencial empreendedor e, como resultado, obteve incremento do faturamento no comparativo com o ano anterior.
Na busca de se manter no mercado, Marcelle superou as barreiras impostas pelo início da pandemia, a exemplo da redução das vendas, receio das pessoas de comprar em função da economia, cancelamento ou adiamento de pedidos. A empreendedora investiu seu tempo em aprofundar os conhecimentos, revisou estratégias, avaliou o mercado e buscou auxílio na Sala do Empreendedor de Concórdia.
No início da pandemia, adaptou-se à nova demanda dedicando-se por alguns meses exclusivamente para a confecção de máscaras de proteção. Com a melhora da demanda por outros produtos, direcionou as atividades para a produção de pronta-entrega.
Neste ano, Marcelle tomou a decisão de focar em um nicho específico, formado pela produção de bolsas como shoulder bags, carteiras e acessórios. “Atualizei a identidade visual da minha marca, tornando-a mais madura. Anteriormente, atendia a diversos públicos e agora escolhi focar no feminino. Embora a crise sanitária ainda traga impactos no consumo e no custo de insumos, continuo com vendas satisfatórias e clientes em vários Estados brasileiros”, observa.
SEMANA DO MEI
O Sebrae/SC realiza a Semana do MEI 2021 até esta sexta-feira (14). Totalmente on-line e gratuita, o tema da edição deste ano é “Uma nova visão para o futuro do seu negócio”. Os interessados podem se inscrever acessando o link: http://www.sebrae.com.br/semanadomei.
O evento oferece capacitação, orientações especiais, oficinas e palestras para melhorar a gestão da empresa nas áreas de marketing, vendas, inovação e finanças, além de orientações sobre as obrigações e benefícios do MEI.
São realizadas três oficinas por dia, às 10h, 11h e 12 horas, e quatro palestras, às 14 horas, 15h10, 16h20 e 17h30. Os inscritos têm a oportunidade de participar de uma jornada de conhecimento inspiradora, além de conhecer tendências e oportunidades de negócios, aprender como se planejar para começar da forma adequada e cuidar das finanças, sendo possível interagir com especialistas convidados que trarão dicas para vender mais, seja na internet ou presencial.
Cofem debate gargalos nos portos catarinenses25/Abr/202425/04/24há 1 ano Quinta-feira, 25 de Abril de 202425/04/2024Encontro debateu os gargalos no setor portuário catarinense e a renovação da concessão do trecho norte da BR-101. (Foto: Assessoria FIESC)...