Postado em 26 de Janeiro de 2021 às 16h48

Programa Ali: produção de conteúdo sobre serviços auxilia na captação de clientes

Despachante investe em publicações para redes sociais 

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
É possível inovar em atividades econômicas consideradas como tradicionais? Quais estratégias são essenciais para ingressar no mercado, principalmente, em municípios que têm concorrentes consolidados? Como captar novos clientes utilizando estratégias de marketing? Iniciar um negócio com suporte de consultoria é benéfico e traz resultados?
Mesmo com essas dúvidas os sócios-proprietários Marcelo Coan e Suelem Patricia Soligo Bianqueto (Agiliza Despachante/São Lourenço do Oeste) acreditaram em seu plano de negócios e no estudo de viabilidade e formalizaram a empresa em novembro de 2020. Ao mesmo tempo que começaram a desenvolver o negócio aceitaram o desafio de participar do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI). A iniciativa é executada pelo Sebrae/SC em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
De acordo com o sócio-administrador, Marcelo Coan, a motivação em participar do ALI foi a busca pelo conhecimento e pela troca de experiências com profissionais de outros segmentos. “Discutimos diferentes questões relacionadas ao dia a dia das empresas, a exemplo de questões financeiras e administrativas, que nos permitem um olhar diferenciado ou outra leitura dos negócios. A troca de informações sempre agrega na evolução e no aprimoramento da gestão”, enaltece ao comentar que recebeu o convite pela Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste (ACISLO).
O maior desafio da empresa era captar clientes, principalmente, por ter ingressado no mercado há poucos meses. Os empresários desejavam apresentar aos potenciais clientes o portfólio de serviços prestados. Como sugestão para atingir esse objetivo a agente local de inovação Lídia Cruzetta Monteiro orientou a produção de vídeos com conteúdos relevantes para divulgação nas redes sociais da empresa (Instagram, Facebook e Youtube).
“Ainda é um pouco difícil mensurar os resultados obtidos porque temos uma vida empresarial curta, porém ao considerarmos a prototipagem do nosso problema voltado à área de marketing observamos avanços. As novas publicações tiveram aumento no alcance de 42% no comparativo com as postagens estáticas, tradicionais e cards. O engajamento cresceu 32% e a visualização teve incremento de 264%”, comemora o empresário.
Outras conquistas foram espaços gratuitos nos meios de comunicação da região pela produção de conteúdo de interesse público. “Oferecemos à comunidade uma nova prestação de serviços e aos poucos os moradores começaram a perceber o real valor do nosso escritório. Com esse trabalho tivemos ganhos de novos clientes. Acompanharemos os dados para análises futuras tanto na captação de clientes quanto na efetivação de resultados financeiros”, antecipa.
O empresário enaltece a importância do Programa ALI no acompanhamento do negócio a partir de visitas in loco, orientações do agente local de inovação, reuniões on-line e discussões com todos os empresários participantes. “Mesmo com estudo e plano de negócio poderemos ter, às vezes, interpretações e análises semelhantes, sem perceber e sem notar outras perspectivas. Por participar do programa saímos da zona de conforto e implementamos ações que garantem o crescimento da empresa”, ressalta.
Para Marcelo a iniciativa do Sebrae/SC tem sido fundamental para o desenvolvimento do negócio, principalmente por proporcionar validação dos processos que dão resultados e despertar para correção do que não é eficaz. “O programa entrou na empresa de maneira estratégica para nos auxiliar a desenvolver o negócio dentro de um trilho correto, com metodologia, parâmetros e análise de mercado, além de nos alertar para não construirmos vícios de gestão. Até porque é muito mais fácil fazer o que é certo do que corrigir ao longo da caminhada”, finaliza.
PROGRAMA ALI
Em março iniciará o segundo ciclo de atendimento do Programa ALI em todas as regiões de Santa Catarina. Para participar, gratuitamente, o empresário deve realizar a inscrição pelo link http://sebrae.sc/alioeste. Informações pelo telefone (49) 3330-2804 ou pelo e-mail marieli@sc.sebrae.com.br.
Entre os benefícios proporcionados pelo programa estão: inovação em produtos, processos, marketing, modelos de negócios, práticas sustentáveis e digitalização; aumento da competitividade; destaque no mercado; novas oportunidades de negócios; crescimento e fortalecimento da marca e aumento da produtividade.

Veja também

Voltar para (Blog)