Selo Prata de Inovação destaca Chapecó em 2025; SESI e SENAI são parceiros no desenvolvimento do ecossistema
Com foco em tecnologia, educação e desenvolvimento sustentável, as instituições contribuíram para colocar Chapecó entre as cidades mais inovadoras do país.
SESI e SENAI são parceiros no desenvolvimento do ecossistema de inovação. (Foto: Divulgação)
Chapecó recebeu, na última semana, o Selo Prata de Ecossistema de Inovação 2025, reconhecimento nacional entregue durante o evento Connected Smart Cities, realizado em São Paulo. A conquista foi celebrada em ato oficial na manhã de sexta-feira (3), no auditório da Prefeitura, com a presença de instituições de ensino, entidades empresariais, startups e representantes da sociedade civil.
O Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) estiveram entre os protagonistas dessa conquista, comentou o gerente executivo do SENAI Oeste e Extremo Oeste, Jardel Carminatti.
“Atuamos em parceria com o município em diversas ações voltadas à inovação e ao desenvolvimento tecnológico e estamos muito felizes em fazer parte desse momento. Essa participação evidencia o papel estratégico do SESI e do SENAI na formação profissional, no estímulo à tecnologia e na criação de soluções voltadas ao desenvolvimento sustentável da indústria e da cidade. As duas instituições atuam de forma integrada em projetos que promovem a qualificação de mão de obra e o avanço tecnológico, fortalecendo o ecossistema de inovação local.”
A cerimônia também contou com a presença de representantes da UFFS, Sebrae, Epagri, Udesc, Senac, IFSC, Unoesc, Unochapecó, Unopar, ACIC, CDL, Sicom, CEC, Deatec, ChapHub, Desbravalley, Pollen Parque Científico e Tecnológico, além de empresários e membros da comunidade. Durante o evento, foram destacados os projetos realizados de forma integrada entre o poder público e a iniciativa privada, com ênfase no fortalecimento do ecossistema de inovação local.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Márcio da Paixão, ressaltou que o reconhecimento é resultado do trabalho colaborativo entre universidades, empresas, startups e instituições como o SESI e o SENAI. “Chapecó tem se destacado pelo esforço conjunto de seus agentes de inovação. Essa conquista é reflexo da união de forças em prol de um desenvolvimento sustentável e inteligente”, afirmou.
O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, agradeceu o envolvimento das instituições e citou ações implementadas nos últimos anos, como o programa Chapecó Inovadora, o investimento de R$ 20 milhões em tecnologia educacional, a introdução da disciplina de Pensamento Computacional e a criação do Parque Desbravalley.
*Com informações da Prefeitura de Chapecó
Veja também
ACIC promove campanha para estimular a doação de sangue06/Mai/202006/05/20há 5 anos Quarta-feira, 06 de Maio de 202006/05/2020 O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) observa, nas últimas semanas, os estoques de sangue reduzindo. Para estimular as pessoas a doarem e garantir que os estoques permaneçam estabilizados, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) promove uma campanha juntos aos associados. De acordo com o diretor de Responsabilidade Social e......
Sistema cooperativista adere ao projeto para incentivar o cultivo de cereais de inverno no Estado25/Mai/202125/05/21há 4 anos Terça-feira, 25 de Maio de 202125/05/2021A Secretaria da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural ganha um importante aliado para incentivar o cultivo de cereais de inverno em Santa Catarina. Onze cooperativas ligadas ao setor agropecuário se uniram ao Projeto de Incentivo ao Plantio......